O amanhecer de quinta-feira (6) foi de temperaturas mais baixas, comparadas ao começo desta semana. Em Pelotas, a mínima foi de 10ºC e máxima está prevista para 21ºC, com predomínio de sol e poucas nuvens. Este cenário precede a chegada de uma instabilidade considerável já no amanhecer da sexta-feira (7).
De acordo com a Climatempo, a formação do ciclone e da frente fria começa com uma área de baixa pressão atmosférica ganhando força na tarde e noite desta quinta, entre o norte da Argentina e o Paraguai. Mas é durante a sexta-feira que ocorre a intensificação e expansão desta área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil.
Na Zona Sul é esperado que a influência do ciclone extratropical se dê por temporais localmente fortes, grandes acumulados de chuva e possibilidade de queda de granizo, desde o começo da sexta-feira até o sábado (8). O mar deve continuar agitado por influência da força dos ventos costeiros e as cidades mais próximas da costa devem registrar rajadas mais consideráveis. A criticidade da passagem do ciclone é esperada para a região Central, Norte e Litoral Norte gaúcho.
No domingo (9), as condições meteorológicas devem melhorar, com o afastamento do ciclone em direção ao Sudeste do Brasil.
