Primeiro dia de provas do Enem é neste domingo com foco na redação

vestibular

Primeiro dia de provas do Enem é neste domingo com foco na redação

Estrutura, prática e concentração são as chaves para garantir uma boa nota

Por

Primeiro dia de provas do Enem é neste domingo com foco na redação
Texto tem grande peso na nota final do exame e pode ser uma oportunidade para impulsionar a nota (Foto: Agência Brasil)

O primeiro dia do Enem ocorre neste domingo, com as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação – uma das etapas mais temidas pelos candidatos. A produção textual, no formato dissertativo-argumentativo, vale até mil pontos e tem grande peso na nota final. Para ajudar os estudantes a manter a calma e se preparar melhor, reunimos algumas dicas para esse momento de concentração.

A professora do Colégio Gonzaga, Júlia Ruas, explica que o mais importante é focar na estrutura do texto, que deve ser objetivo, impessoal e organizado em quatro parágrafos: introdução, dois de desenvolvimento e conclusão. Segundo ela, essa base garante segurança mesmo diante de um tema inesperado. “Cada parte do texto tem um objetivo. Acho que se o aluno for com isso em mente, já é ótimo”, afirma a professora.

Entre os estudantes que se preparam para o exame está Thiago Duarte da Costa, de 18 anos, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Gonzaga. Ele conta que tem se dedicado intensamente em busca de uma boa nota para ingressar no curso de Medicina. “Estou tendo aula de manhã, de tarde e de noite. Acho que é um esforço necessário, mas está uma pressão muito grande – e que considero justa, porque é uma forma de me cobrar o meu máximo”, relata.

Para Thiago, o segredo da redação está na prática. “Conforme você vai fazendo, vai pegando o esquema e fica mais leve de escrever. Não é um bicho de sete cabeças. É só praticar direitinho durante o ano que dá para fazer uma redação boa”, tranquiliza ele.

Apesar de ser motivo de apreensão para muitos candidatos, a professora Júlia reforça que a redação também pode ser uma oportunidade de impulsionar a nota. Ela deixou um passo a passo para tirar a redação de letra, lembrando que, com treino e organização, é possível alcançar uma boa pontuação.

Passo a passo

Introdução

  • Apresente claramente o texto, sempre inclua palavras-chave da proposta;
  • Delimite desde o início o público envolvido, se o tema indicar;
  • Faça uma tese, o posicionamento diante ao tema sem usar “eu” ou “nós”;
  • Extra: antecipe os argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes.

Desenvolvimento

Cada parágrafo de desenvolvimento deve:

  • Ter apenas um argumento principal, evitando misturar ideias;
  • Ter começo, meio e fim, iniciando com um tópico frasal que retome o argumento da tese, usando sinônimos para evitar repetições;
  • Evitar os “repertórios de bolso”, citações prontas que não têm relação real ao tema;
  • Apresentar repertórios socioculturais, como fatos históricos, livros, músicas, filmes, dados e notícias – sempre cite a origem das informações;
  • Extra: revise eixos temáticos, como educação, saúde, meio ambiente, segurança e cidadania, e procure anotar pelo menos um repertório para cada área.

Conclusão

O parágrafo final deve conter a proposta de intervenção que dialogue com os argumentos anteriores, apresentando soluções coerentes com os problemas discutidos no texto. Ela precisa apresentar cinco elementos obrigatórios:

  • Ação: o que precisa ser feito para resolver o problema, geralmente expresso em verbos, como “criar”, “promover”, “investir” ou “incentivar”;
  • Modo ou meio: como a ação será colocada em prática;
  • Agente: quem vai executar, algum ministério, instituição ou órgão público;
  • Detalhamento: um exemplo ou explicação que aprofunde uma das ideias;
  • Finalidade: para que a ação será feita, qual problema ela pretende resolver.

Acompanhe
nossas
redes sociais