Centro de previsões de eventos extremos da Furg inaugura sede

Observação e Previsão

Centro de previsões de eventos extremos da Furg inaugura sede

Trabalho do Ciex é voltado para o monitoramento da Lagoa dos Patos e ganhou visibilidade no período das enchentes

Por

Centro de previsões de eventos extremos da Furg inaugura sede
Espaço fica localizado junto à universidade em Rio Grande (Foto: Rodrigo Chagas)

A importante atuação durante o período de enchentes do Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos (Ciex) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), resultou na ampliação dos trabalhos e no movimento para a estruturação de uma nova sede. O grupo realiza um importante monitoramento do nível da Lagoa dos Patos e de toda sua área de influência na região Sul.

Com o aporte de R$ 1,5 milhão, por meio de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a estrutura inicial foi instalada no interior do Cidec-Sul. Para a coordenadora do centro, Elisa Fernandes, o incremento irá qualificar e sistematizar o trabalho até então realizado, unindo infraestrutura, pesquisadores e expertise de diferentes instituições.

São cerca de 20 pesquisadores e 20 estudantes na equipe do Ciex, cujos trabalhos de monitoramento da Lagoa dos Patos seguem gerando impacto positivo nas ações de resiliência climática da região Sul. “Tem sido muito gratificante ver que o Ciex vai muito além das contribuições científicas, mas possui grande impacto social e econômico. Nossa integração com as prefeituras e defesas civis dos municípios é um excelente exemplo desses impactos”, destaca Elisa.

Tecnologia

O Ciex reúne outras quatro instituições colaboradoras: UFRGS, UFPel, Agência para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), e a multinacional Pixforce, que utiliza inteligência artificial (IA) e visão computacional para transformar operações tradicionais em processos inovadores, eficientes e seguros.

Entre os incrementos de tecnologia neste novo momento do centro, destaca-se a plataforma Digital Twin Lagoa dos Patos, uma réplica virtual do ambiente natural da lagoa e das cidades vizinhas. “Nele os nossos modelos rodam de forma operacional, fornecendo resultados qualificados sobre aspectos meteorológicos, hidrológicos e hidrodinâmicos da região, bem como a estrutura necessária para a visualização personalizada destes resultados no nosso videowall”, explica a coordenadora do Ciex.

A partir da funcionalidade, os dados são integrados com uma IA que auxilia na elaboração de informações precisas, que sustentam decisões em situações de risco de desastres climáticos.

As informações das redes de monitoramento e sistemas de previsão estão disponíveis online e em tempo real, a partir do site do Ciex, fornecendo informações importantes para uma tomada de decisão mais abrangente e precisa, contribuindo para a segurança da sociedade, economia, governança, mobilidade, qualidade de vida e meio ambiente.

Ampliação

A coordenadora avalia que a inauguração da nova sede é um marco, não só para a Furg, mas para toda a região, uma vez que o Ciex é o único centro voltado especificamente para pensar e atuar na Lagoa dos Patos, e projeta os próximos passos. “Estamos no que chamamos de fase 1 do projeto, que garante a implementação física e a operacionalização dos modelos. Nas fases seguintes, serão realizadas simulações de cenários de diferentes eventos extremos, de intervenção e aplicação de métodos de inteligência artificial para otimizar a qualidade das previsões feitas”, detalha.

Acompanhe
nossas
redes sociais