O IBGE iniciou as entrevistas em seis cidades do Sul do Estado para a Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul (PEERS), a iniciativa inédita é para avaliar os impactos das enchentes do ano passado. A pesquisa já está em andamento em outras regiões gaúchas desde o dia 15 de setembro.
Até o dia 19 de dezembro, os pesquisadores vão contatar mais de 34 mil domicílios de seis cidades diferentes – Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Arambaré e Cerro Grande do Sul – exclusivamente por telefone, usando o número (21) 2142-0123. O IBGE orienta que os moradores salvem esse número em seus contatos, garantindo que a ligação seja reconhecida e a participação seja possível.
Também é possível agendar o dia e horário da entrevista pelo telefone 0800-721-8181 ou confirmar a identidade do agente pelo e-mail [email protected].
Sobre a pesquisa
A pesquisa vai levantar informações sobre danos físicos e financeiros, impactos na vizinhança e na infraestrutura, como estragos em rodovias e cortes de energia, além de perdas de bens. A chefe de Agência do IBGE Pelotas, Tatiana Gautério, ressalta que o IBGE não solicita dados bancários, documentos pessoais, nem realiza qualquer venda, e que todas as informações são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Tatiana também relembra que o IBGE já tem enviado cartas via correio para os domicílios que estão cadastrados na amostra, que foi feita de forma aleatória, por meio de dados coletados no Censo 2022. O WhatsApp do número pode ser utilizado para entrar em contato informando sobre a pesquisa, mas o questionário é feito somente por ligação.
O objetivo da PEERS é gerar dados confiáveis sobre os efeitos das enchentes, subsidiando políticas públicas estruturais e estratégias de prevenção para futuros desastres climáticos. Por isso, o IBGE reforça a importância de salvar e atender o número, sendo possível a pesquisa somente com a participação da população.
