Autores prestigiados movimentam o primeiro fim de semana de Feira

51ª Edição

Autores prestigiados movimentam o primeiro fim de semana de Feira

Pedro Rhuas e Itamar Vieira Júnior atraem leitores e movimentam a Praça Coronel Pedro Osório

Por

Atualizado segunda-feira,
03 de Novembro de 2025 às 09:02

Autores prestigiados movimentam o primeiro fim de semana de Feira
Tempo bom ajudou a atrair centenas de pessoas à praça Coronel Pedro Osório (Foto: Edu Rickes)

A 51ª Feira do Livro de Pelotas chegou ao primeiro fim de semana com boa movimentação de público e clima de entusiasmo entre livreiros e organização. Desde a abertura, a praça Coronel Pedro Osório tem recebido visitantes em busca de novidades, autores e livros a preços acessíveis.

O presidente da Câmara Pelotense do Livro, André Souza da Silva, avalia o início de forma positiva e destaca o sucesso da programação literária. “Nossa semana começou agitada. Tivemos uma roda de conversa com o Pedro Rhuas, foi excelente (…)uma outra roda de conversa também com um autor muito prestigiado, que é o Itamar Vieira, que ganhou o Prêmio Jabuti da Literatura. Então, a nossa feira esse ano está bem agitada em relação aos nossos autores”, afirma.

O escritor, cantor e roteirista potiguar Pedro Rhuas, conhecido por dar voz à diversidade e à representatividade LGBT+ na literatura jovem contemporânea, foi o convidado da primeira edição do projeto Conversa com o Escritor, realizada no sábado, em parceria com o Sesc/RS. Formado em Jornalismo, Rhuas se destacou nacionalmente com os romances Enquanto eu não te encontro e O mar me levou a você, obras que conquistaram o público jovem e figuraram entre os best-sellers do gênero young adult no Brasil.

Como destacou o presidente, o domingo foi marcado pela presença do escritor e geógrafo Itamar Vieira Júnior, que participou do segundo Encontro com o Escritor desta edição. Reconhecido nacional e internacionalmente, Itamar é autor de Torto Arado, romance vencedor dos prêmios Jabuti (2020), Oceanos (2020) e LeYa (2018), traduzido para dezenas de idiomas e celebrado por seu retrato sensível e contundente das relações sociais, raciais e espirituais no interior nordestino. Em Pelotas, o autor apresentou o último volume da Trilogia da Terra, intitulado Coração Sem Medo.

O domingo também foi movimentado pelas atividades culturais, que envolveram a cultura asiática, com concurso de cosplays e danças de k-pop. Mesmo após o Halloween, ainda era possível ver muitos jovens fantasiados nos arredores da praça.

Vendas de livros

Quanto às vendas, André Souza da Silva explica que o movimento está diretamente ligado à programação cultural de cada dia. Os livros de Pedro Ruas, por exemplo, esgotaram.

Entre os livreiros, o sentimento é de otimismo. Caroline Quintana, gerente da Livraria Vanguarda, conta como tem sido o início da feira. “No segundo dia, já recebemos escolas. Isso nos deixou bem felizes, que os pequenos já puderam voltar pra casa com uma nova leitura. Ontem [sábado], assim que abriu a feira, já estava com fluxo bem intenso aqui na praça. Hoje está um pouquinho mais calmo, mas estamos com expectativa de que, assim que chegar o Itamar, tenha mais fluxo aqui na feira”, relata ela.

Agenda

Com o tema A vida acontece em capítulos, a 51ª Feira do Livro de Pelotas segue até 16 de novembro na praça Coronel Pedro Osório, com mais de 100 autores convidados, além de sessões de autógrafos, contações de histórias e apresentações culturais diárias.

Acompanhe
nossas
redes sociais