“‘Assim com o vinho, a água tem suas diferenças e propriedades”

ABRE ASPAS

“‘Assim com o vinho, a água tem suas diferenças e propriedades”

Gustavo Buske – vencedor do 1º Concurso Brasileiro de Sommelier de Águas Minerais

Por

“‘Assim com o vinho, a água tem suas diferenças e propriedades”
Sommelier trabalha em uma rede de hotéis da Serra (Foto: Divulgação)

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. A bebida faz parte da cultura dos gaúchos e desperta a curiosidade dos apreciadores que não abrem mão de um bom vinho. Para tornar a experiência ainda melhor, existe o sommelier, profissional especializado que se dedica ao estudo sobre características, sabores, aromas e tem como função orientar qual vinho harmoniza melhor com cada tipo de comida. O gaúcho Gustavo Buske, com mais de 20 anos de experiência, começou sua trajetória pela gastronomia e, há 14 anos, é sommelier. Atualmente trabalha em Canela, na Serra, como head sommelier de uma rede de hotéis e foi eleito o melhor sommelier de vinhos do Estado em 2022 e 2023. Em setembro, Buske ampliou seus conhecimentos e venceu o 1º Concurso Brasileiro de Sommelier de Águas Minerais.

Promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), o concurso abre caminho para algo, de acordo ele, ainda pouco explorado no Brasil. Em diversos países é possível solicitar, além da carta de vinhos, a de água mineral, já que cada uma é específica para pessoas e ocasiões distintas. Em breve, os clientes poderão consumir a bebida de uma maneira curiosa e diferente.

O concurso inédito no país desperta curiosidade. De que forma essa iniciativa irá impactar positivamente no trabalho do sommelier?
O intuito do curso foi aprimorar o conhecimento e agregar com a experiência do vinho. Esse ano a ABS resolveu ampliar e ofereceu o curso de águas mineiras, pensando em tornar o assunto mais abertamente no Brasil, pois em outros países já é bem mais consolidado. Com isso, surgiu a iniciativa do concurso. Fui fazer o curso, participei do concurso e acabei ficando em primeiro lugar.

Como foi a dinâmica? É a mesma de um concurso de vinhos?
É muito próxima. Há uma prova teórica de 50 questões, assim como o vinho, e depois a prova prática de serviço de análise de água como prova às cegas. Fazemos todo descritivo de acidez e aroma, por exemplo. Depois é feito um serviço com menu, harmonizando e sugerindo as águas para cada tipo de prato. Digo que é um universo bem complexo, pois desde os minerais até a embalagem influenciam no sabor da água.

Como poderias descrever a profissão de sommelier?
Hoje temos uma abrangência muito maior do assunto. Sinto que o sommelier precisa entender muito além de vinhos. Passa pela comida, azeite, charuto, destilados e agora também água, o que é muito importante. O sommelier precisa estar à frente de todo universo da gastronomia, dominar o assunto para poder trazer uma experiência sensorial para o cliente de mais alto nível.

Acompanhe
nossas
redes sociais