Sebrae abre pesquisa para mapear o ambiente empreendedor de Pelotas

iniciativa

Sebrae abre pesquisa para mapear o ambiente empreendedor de Pelotas

Formulários podem ser acessados através dos QR Codes; levantamento tem objetivo de identificar gargalos do empreendedorismo regional

Por

Atualizado sexta-feira,
31 de Outubro de 2025 às 11:47

Sebrae abre pesquisa para mapear o ambiente empreendedor de Pelotas
Programa reúne lideranças em esforço coletivo para pensar o futuro da região e estimular o crescimento (Foto: Jô Folha)

Após o lançamento do Programa Territórios Empreendedores no início do mês, o Sebrae deu mais um passo para colocar em prática a iniciativa na Zona Sul. A instituição abriu uma pesquisa para mapear o ambiente empreendedor e o nível de engajamento da comunidade de Pelotas, etapa que serve de premissa para o início efetivo do programa.

Segundo o gerente regional Sul do Sebrae RS, Ciro Vives, a ação busca compreender melhor o cenário local e ouvir diferentes setores da sociedade. “O objetivo é fazer um grande mapeamento, com dados que mostrem como está o nível de empreendedorismo, quais são as perspectivas e também os gargalos e desafios que a comunidade e os empreendedores enxergam hoje”, explica.

A pesquisa está sendo realizada por meio de diferentes canais e é aberta a moradores, empreendedores, gestores públicos, professores e estudantes. As respostas, anônimas, vão ajudar o Sebrae a direcionar estratégias de desenvolvimento que possam ser implementadas nos próximos meses.

Municípios envolvidos

O mapeamento abrange quatro municípios considerados prioritários na região Sul: Pelotas, Rio Grande, Camaquã e São Lourenço do Sul. Segundo Vives, essa etapa será seguida por entrevistas com lideranças locais, selecionadas no primeiro encontro do Territórios Empreendedores.

Próximos passos

Depois da pesquisa, vão acontecer entrevistas com algumas lideranças que se dispuseram a participar da construção desse trabalho coletivo. Essas pessoas contam com poder de articulação e influência nos seus setores, segundo o gerente.

Após as entrevistas, será feita uma segunda pesquisa técnica, voltada a entender com mais profundidade as necessidades do território. Em seguida, o Sebrae deve promover um novo encontro com as lideranças, previsto para março de 2026, quando serão apresentadas propostas de linhas de atuação e estratégias conjuntas.

A partir da identificação das necessidades e das percepções locais, o grupo vai traçar planos de ação e priorizar algumas iniciativas, buscando recursos e parcerias para colocá-las em prática. “O que vai efetivamente contribuir para o desenvolvimento é o pós-mapeamento”, destaca Vives.

Mais sobre o programa

O Programa Territórios Empreendedores é uma jornada criada pelo Sebrae para fortalecer a identidade territorial e promover o desenvolvimento sustentável das regiões. Inspirado nas experiências do Programa Líder, lançado em 2008, ele reúne lideranças do setor público, privado, acadêmico e da sociedade civil em um esforço coletivo para pensar o futuro e impulsionar o crescimento regional.

Acompanhe
nossas
redes sociais