A criatividade não tem fim para quem celebra o Halloween, também chamado de Dia das Bruxas. Depois de buscar itens decorativos e vestimentas em lojas especializadas no centro de Pelotas, a vez foi de preparar os ambientes, transformando-os em verdadeiros cenários de horrores lúdicos que já não assustam mais ninguém. A data, tradicionalmente comemorada nos Estados Unidos, tem ganhado espaço nas instituições de ensino locais, que aproveitam a ocasião para promover atividades lúdicas e educativas.
Na Escola Estadual Monsenhor Queiroz, por exemplo, os alunos do Ensino Médio aproveitaram a proposta de somar alguns pontos nas notas de algumas disciplinas caso fossem caracterizados, mostrando toda a criatividade. Em uma das salas, o trabalho com tintas e sangue falso transformava o braço do aluno em um grande e assustador ferimento.
No figurino, os personagens de filmes de terror, como a Noiva Cadáver, Wandinha, Mortícia, Michael Myers e Jason Voorhees, eram escolhidos pelos adolescentes; já para os pequeninos da Escola Estadual Professor Ondina Cunha, máscaras de caveira, esqueleto, da Morte ou até mesmo da série La Casa de Papel faziam sucesso. Uma aluna do Ensino Médio do Monsenhor Queiroz aproveitou os machucados reais para se vestir de zumbi, enquanto a colega caprichou na maquiagem de Mortícia. Outros preferiram fantasias mais simples, pintando o rosto ou vestindo uma capa. Mas todos entraram no clima.
“Eu acho que é por causa do Dia dos Mortos, que está próximo, e que é uma cultura diferente. Mas é para trazer à memória das pessoas que faleceram”, diz a aluna que prefere ser identificada como zumbi.
Doces ou travessuras
No Ondina Cunha, a porta de entrada, decorada com teia de aranha e abóboras, já é um convite à cultura americana, que foi sendo adaptada ao Brasil. As crianças foram todas caracterizadas, a maioria com chapéu de bruxa, Drácula e Noiva Cadáver, para a festinha do recreio. Antes de ir para o pátio, uma surpresa: doces e salgados, sendo que a salsicha do cachorro-quente imitava um dedo cortado, só para entrar no clima, e uma delícia.
A diretora da escola estadual, Cláudia Ferreira, conta que, mesmo sendo uma cultura americana, há grande expectativa por parte das crianças, que recebem a informação através da mídia. “Também trabalhamos a questão do folclore, explicando o Halloween, mas mostramos o nosso, através do Saci Pererê e de todas as outras lendas”, conta. A diretora destaca que o Halloween prepara o caminho para as comemorações de novembro, quando a cultura negra é bastante valorizada. “E para nós, enquanto brasileiros, ressaltamos a importância de festejarmos todos os nossos folclores.”
Evento
Ainda no dia 31 de outubro, quem não for curtir o Dia das Bruxas pode aproveitar um tour sobre os símbolos escondidos de Pelotas – edição especial Halloween –, com um roteiro inédito pelo Centro Histórico. A promoção é do 4 Galeria – Arte e Café, em parceria com o tour Pelotas Mal Assombrada. Além do passeio temático, haverá um karaokê, em que a galeria também entrará na atmosfera de Halloween, com bebidas e decoração temática. O karaokê é aberto e gratuito, enquanto o tour custa R$ 20,00.
No roteiro, uma caminhada para observar, analisar e estudar os símbolos espalhados pela arquitetura pelotense: deuses greco-romanos, símbolos iluministas, mensagens pelas calçadas e outros elementos a serem explorados. O evento está marcado para às 19h, com saída da Rua Marechal Floriano, na escadaria da Praça Cipriano Barcellos. A previsão é de uma hora e 30 minutos, com chegada na Rua Doutor Amarante, 608.
 
    
    
         
                                                                         
                                             
                                     
                                             
                                     
                                             
                                     
                                             
                                     
                                             
                                     
                                             
                                     
                                             
                                     
                                             
                                     
                                             
                                     
                                             
                                     
                                             
                                    
 
					 
					 
					 
					 
							