Revista Illustração Pelotense publica homenagem aos colaboradores em 25

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Revista Illustração Pelotense publica homenagem aos colaboradores em 25

Por

Atualizado quinta-feira,
30 de Outubro de 2025 às 14:18

Há 100 anos

A revista Illustração Pelotense publicou na edição 015, de 1925, uma imagem dos seus artífices. Sentados estavam, da esquerda para a direita, Alcides Silva, Theotonio F. Soares e Fernando Telles Bastos. Em pé: Francisco Barcellos, Oswaldo G. Silva, Affonso Albino Hernandez, Luiz Gonzaga dos Santos Bandeira e Waldemar Gonçalves Borges, do corpo tipográfico.

Illustração Pelotense foi uma publicação ilustrada fundada em Pelotas, que circulou entre 1919 e 1927, no estado do Rio Grande do Sul. Nos primeiros números a direção foi do advogado Bruno de Mendonça Lima, a redação estava a cargo do advogado Pedro Vergara e a direção artística era de Luís Lanzetta e Brisolara da Silva.

Revista de variedades, cultura e sociedade, era voltada para a classe alta e com ênfase no público feminino. Atualmente essa publicação se tornou uma rica fonte para o estudo sobre a elite pelotense e rio-grandense de sua época.

Fontes: wikipedia.org; revista Illustração Pelotense

Há 45 anos

Theatro Guarany recebe a ópera Nabucco, de Verdi, com elenco internacional

Barítono Fernando Teixeira e soprano Mabel Veléris, protagonizaram (Foto: Reprodução)

O Theatro Guarany estava sendo preparado para a apresentação da ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi. O espetáculo contou com um elenco consagrado nacional e internacionalmente. A estreia foi no dia 31 de outubro de 1980, uma sexta-feira.

O barítono Fernando Teixeira, dos grandes nomes do canto lírico brasileiro, na época, interpretou o personagem principal, Nabucodonosor, rei da Babilônia, ao lado de outros expoentes brasileiros e argentinos: Mabel Veléris (soprano), Nino Meneghetti (baixo), Carlos Alberto Pizzini (tenor), Glória Queiroz (soprano), Francisco Cauduro, Rejane Madeira e Jandir Grassioli.

Os cenários e figurinos foram criados por Carlos Kur. A apresentação da ópera teve ainda a presença da orquestra e coral da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), sob regência do maestro e compositor Frederico Gerling Júnior (1925-2010).

A montagem da ópera teve o patrocínio da Fundação Nacional de Arte e Secretaria de Cultura e Desporto e Turismo, Ministério da Educação e Conservatório de Música de Pelotas. A promoção e realização ficou a cargo do Centro de Cultura Musical da Pontifícia Universidade Católica, em convênio com a Secretaria de Cultura e Turismo, Assembleia Legislativa e Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 85 anos

Sindicato dos Empregados do Comércio celebra data

Trabalhadores do comércio festejam dia 30 de outubro (Foto: Reprodução)

Em 30 de outubro de 1940, o dia consagrado ao empregado do comércio, atual Dia do Comerciário, foi solenemente comemorado pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Pelotas. O evento contou com uma série de palestras.

O tema do encontro foi a legislação trabalhista e o sindicalismo. O evento, aberto com uma sessão especial, foi muito concorrido.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais