Mais três ambulatórios de especialidades para a região

saúde pública

Mais três ambulatórios de especialidades para a região

Unidades em Pelotas e Bagé devem beneficiar diversos municípios da Metade Sul do Estado. Com novidades, já são 42 espaços de atendimento

Por

Mais três ambulatórios de especialidades para a região
Beneficência Portuguesa de Pelotas terá espaço para cirurgia geral (Foto: Lucas Kurz)

A Região Sul do Estado recebe três novos ambulatórios de especialidades habilitados pelo Programa Assistir, da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS). O anúncio foi feito pelo Governador Eduardo Leite (PSD) e a Secretária da Saúde, Arita Bergmann. Com a ampliação, o total de unidades na macrorregião passa de 39 para 42, beneficiando municípios das 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde, sediadas em Pelotas e Bagé.

Na 3ª CRS, em Pelotas, foram habilitados dois novos ambulatórios – um de cirurgia geral, na Beneficência Portuguesa, e outro de coloproctologia, no Hospital Universitário São Francisco de Paula – enquanto a 7ª CRS, em Bagé, ganhou um na especialidade de urologia, na Urcamp.

A expectativa é que, em todo o Estado, a expansão do Programa Assistir gere um acréscimo mensal de 10.890 consultas e 3.110 cirurgias, elevando a capacidade total para 117 mil consultas e 146,9 mil cirurgias por mês.

O recurso

O investimento de R$ 56,1 milhões está dentro do aporte de R$ 1,025 bilhão do SUS Gaúcho, integrando a expansão do Programa Estadual de Incentivos Hospitalares (Assistir), que prevê a criação de 62 novos ambulatórios em todo o Estado. A iniciativa busca reforçar o atendimento especializado, reduzir filas de espera e descentralizar serviços de média e alta complexidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais