A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, até quinta-feira, o 38° Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Agrícola, Ambiental e de Biossistemas (Coneeagri) e o 2º Encontro Nacional dos Profissionais de Engenharia Agrícola. O evento começou com a comemoração do Dia do Engenheiro Agrícola e segue reunindo estudantes, profissionais e especialistas da área.
A UFPel foi a primeira universidade a oferecer o curso de Engenharia Agrícola no Brasil, em 1973, e já sediou o Coneeagri em 2019. Considerada uma contribuição importante para os estudantes, a instituição foi novamente escolhida para sediar o evento. A programação inclui palestras, Dia de Campo e visitas técnicas. As visitas já estão com vagas esgotadas, mas as palestras ainda aceitam inscrições, e o Dia de Campo será aberto ao público.
Palestras
As palestras acontecem nesta terça-feira (28), no Auditório do Sicredi, na avenida Dom Joaquim, nº 1087, a partir das 8h30min. Paulo Herrmann, diretor da Fiergs e ex-CEO da John Deere, abordará as necessidades do agro, trazendo reflexões importantes para profissionais da área. Em seguida, Tiago Francetto, professor da UFSM/Cachoeira do Sul, falará sobre inovações em máquinas agrícolas, eficiência e sustentabilidade em sistemas mecanizados. Antoniony Winkler, CEO da WR Assessoria Agrícola, discutirá gestão da água no campo, drenagem, irrigação e agricultura de precisão.
À tarde, Álvaro Dilli, diretor de RH e Sustentabilidade da SLC Agrícola e membro do Pacto Global da ONU, compartilhará experiências em projetos sustentáveis e de impacto social. Por fim, Francisco Amaral Villela, professor da UFPel e referência em sementes, abordará avanços acadêmicos e tecnológicos na área. Após as palestras, ocorrem as apresentações de trabalhos científicos e as assembleias da Feeagri Brasil e da ABEAG.
Dia de Campo e visitas técnicas
Na quarta-feira (29), será realizado um Dia de Campo no Senai, na avenida Bento Gonçalves, nº 5037. O evento começa às 8h30min e segue até às 17h30min. A ocasião contará com estandes de empresas, parceiros e entidades, a fim de promover o networking e viabilizar apresentações.
Encerrando a programação, na quinta-feira, acontece as visitas técnicas às agroindústrias da região Sul. Na Canoa Mirim, serão apresentados os processos de irrigação, os silos utilizados e os maquinários de primeira linha empregados na produção agrícola. Já na Yara Fertilizantes será abordado o processo de importação e distribuição desses insumos, destacando sua importância para o setor. Por fim, a visita técnica a CGL Termasa Tergrasa, apresentará tecnologias, processos envolvidos na movimentação e armazenagem de grãos e funcionamento da logística portuária voltada para a agricultura.
