Mentalidade, gestão e investimento em inovação são caminhos para uma liderança empreendedora

Pensar Negócios Debate

Mentalidade, gestão e investimento em inovação são caminhos para uma liderança empreendedora

Representantes do segmento empresarial analisam o atual cenário na Zona Sul

Por

Mentalidade, gestão e investimento em inovação são caminhos para uma liderança empreendedora
(Foto: Reprodução)

Para impulsionar negócios, em qualquer segmento, é necessário clareza de objetivos, flexibilidade e busca por inovação. Um dos pilares para a prosperidade nos negócios é a mentalidade de liderança empreendedora, que foca em transformar os problemas das empresas em oportunidades que criem valor econômico e social.

No último programa Pensar Negócios Debate, da Rádio Pelotense, neste sábado (25), os convidados Milton dos Santos, diretor de mercado da Osirnet Telecom, e Marcos Scobernatti, presidente do Centro Empresarial Zona Norte (Cezon), trataram sobre como a mudança de mercado, nos últimos anos, tem exigido dos empreendedores maior resiliência, técnicas de gestão e pensamento resolutivo, com foco no desenvolvimento dos colaboradores e melhor atendimento de clientes.

Durante a conversa, o cenário atual de investimentos em Pelotas e na Zona Sul foi traçado como otimista, tendo em vista os recentes incrementos em tecnologia e inovação, além da potencialidade de crescimento da região com o reaquecimento da indústria naval. Neste sentido, o presidente do Cezon e advogado afirma que Pelotas tem muitos recursos disponíveis, tendo os investidores locais a necessidade de desenvolver o mercado com ações estratégicas e direcionadas. “É diferente de empreender em uma cidade que não tem recursos. Pelotas é um polo de formação de pessoas, precisamos pegar esse conhecimento e aplicar aqui, não deixar ele ser perdido”, afirma Marcos.

Mentalidade e Gestão

O diretor de mercado da Osirnet destaca o crescimento importante, em relação ao segmento, mesmo tendo um serviço que é comum às demais empresas, mas com o investimento em gestão estratégica. “Nosso diferencial está no atendimento, na forma como nos preocupamos com o cliente e em gerar satisfação. Essa satisfação também é do colaborador, em trabalhar em uma empresa que o acolhe e em que ele se encaixa desde o início”, afirma.

Milton dos Santos também destaca que ter um perfil de vaga de emprego bem desenhado é fundamental para que não haja ruídos de comunicação desde o início e menor desgaste de grupo.

Para Scobernatti, um bom processo seletivo e o investimento em infraestrutura interna garante uma boa condição de trabalho, que resulta em uma entrega mais qualificada e assertiva. “O pessoal se empenha em trabalhar pela empresa, trabalham mais motivados em um lugar que seja bonito, arejado, com condições para desempenhar com tranquilidade suas funções”, garante.

Inovação

A partir da aprovação da Lei de Inovação em Pelotas, o cenário para aplicação de tecnologia aliada ao desenvolvimento das empresas, é fortificado. “O mercado mudou. A matéria prima é a mesma, mas o produto mudou, e isso passa muito pela inovação”, afirma o presidente do Cezon.

Para o diretor de mercado da Osirnet, o trabalho é garantir que se combata a mentalidade de descredibilizar os empreendimentos na região antes mesmo deles acontecerem, e entender que há nicho e público para todos. “Precisamos inovar e nos adaptar ao momento do cliente, ao que ele quer, e nos valermos do rico intelecto que Pelotas oferece”, diz Milton.

Acompanhe
nossas
redes sociais