Mão de obra para o polo naval de Rio Grande passa por qualificação

necessidades

Mão de obra para o polo naval de Rio Grande passa por qualificação

Diálogo entre Ecovix, Fiergs e prefeitura deverá garantir preferência por trabalhadores da região

Por

Mão de obra para o polo naval de Rio Grande passa por qualificação
(Foto: Jô Folha)

O aquecimento do mercado naval na região Sul fez com que a procura por capacitação em áreas que podem ser aproveitadas nos recentes anúncios de investimentos no Estaleiro Rio Grande, aumentasse. Desde o anúncio da construção dos navios do tipo Handy, o sistema Fiergs mantém o diálogo com a prefeitura e a Ecovix, para mapear as primeiras necessidades de mão de obra.

Segundo as expectativas, serão 1,4 mil empregos gerados no pico da produção, além de 4 mil postos de trabalho diretos e indiretos no total. A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT) projeta que as contratações, em maior escala, devem ocorrer entre dezembro e janeiro, com prioridades para trabalhadores da região.

O gerente executivo de educação profissional do sistema Fiergs, Márcio Basotti, afirma que o Senai, braço da indústria para a qualificação profissional e o desenvolvimento tecnológico, faz, neste momento, um levantamento com a empresa responsável para identificar o que já existe de profissionais capacitados na região para, assim, atuar nas áreas que ainda precisem de qualificação de mão de obra.

Primeiras necessidades

De acordo com o representante do sistemas Fiergs, boa parte da demanda está ligada ao processo produtivo, às formações na área mecânica, como soldador, maçariqueiro e demais profissionais que operam no processo de fabricação. “Esse é o nosso papel. Uma empresa não se instala em um local se ela não tiver ali pessoas qualificadas para atender às suas necessidades”, afirma Márcio.

Segundo ele, o Senai está em condições de trabalhar, desde uma formação inicial, com as pessoas que pretendem ingressar no mercado de trabalho, quando com aquelas que já fizeram ou fazem parte do trabalho na indústria naval.

Requalificação

A prefeitura de Rio Grande afirma que o diálogo com a Ecovix e o Senai prevê programas de requalificação profissional voltados a ex-trabalhadores do estaleiro e jovens técnicos formados na região. O processo seletivo será conduzido pela própria empresa, mas o executivo rio-grandino acompanha de perto as tratativas para ampliar a presença de rio-grandinos no canteiro.

Segundo Darlene, servidores da Petrobras devem chegar a Rio Grande neste mês para acompanhar o processo seletivo. “Não temos como obrigar que as contratações sejam apenas de pessoas da região, mas estamos dialogando com a Ecovix para priorizar os trabalhadores locais. Temos mão de obra qualificada, e o Senai está conduzindo programas de requalificação”, explicou.

Perfil dos trabalhadores

Sobre a procura pelos cursos, Bosatti afirma que o perfil dos alunos é diverso, formado por homens e mulheres de idades variadas, assim como tempo de experiência, mas com destaque para pessoas responsáveis por núcleos familiares, a partir dos 25 anos.

Os cursos do Senai, voltados para a retomada do polo naval da Zona Sul, são direcionados para todas as pessoas, a partir dos 18 anos. O representante da Fiergs destaca os cursos de solda, eletroeletrônica, alinhamento a laser, análise de vibrações, extração de rolamentos, manutenções de máquinas e montador de andaimes, como os mais procurados no setor.

As ofertas serão ajustadas ao longo do tempo, conforme a demanda, e há a possibilidade de ampliação. A orientação é conferir semanalmente a grade de cursos do Senai através do site e canais oficiais de comunicação do sistema Fiergs.

Momento atual

A Ecovix lidera o processo licitatório para a construção de mais cinco navios gaseiros. Caso confirmado, a atividade portuária tem a possibilidade de manter-se ativa por até 10 anos, dentro das expectativas.

A empresa ainda não se manifestou sobre a situação e promete, desde a última semana, emitir um comunicado sobre a licitação e a previsão de início das obras dos quatro navios já contratados.

Acompanhe
nossas
redes sociais