Maio de 2024: um evento climático extremo é o causador de uma série de enchentes que devastaram regiões do Rio Grande do Sul e levam caos e medo a outras. Um momento de profunda consternação coletiva que mobilizou milhares de pessoas ao redor do mundo. Esse é o tema do projeto Memorial das Águas – Reconstrução e Solidariedade, projeto composto por diferentes exposições fotográficas, que chega a Pelotas neste sábado (25). A exposição fotográfica abre a partir das 15h, no Largo do Mercado.
O município receberá desta vez Gratidão, composta por imagens de 26 fotógrafos amadores e profissionais. A mostra poderá ser visitada até 20 de novembro, diariamente.
Com direção e curadoria de Marcos Monteiro, a iniciativa é uma realização do Clube Arte Para Todos e Galeria Escadaria, com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
Os resgates, a força do voluntariado e o trabalho da Defesa Civil, as paisagens devastadas, a lama e o lixo, os animais perdidos, a reconstrução e a solidariedade foram alguns dos momentos registrados pelas lentes.
Gratidão traz a Pelotas imagens dos fotógrafos: Beto Rodrigues, Carolina Leipnitz, César Roos, Cláudia Bento Alves, Cris Mattos, Erick Gabriel Pereira, Fábio Mariot, Gilberto Klar Renner, Gilberto Perin, Guilherme Tavares, Gustavo Vara, Gustavo Bizarro, Igor Sobral, Italo dos Santos, Jorge Lansarin, Jorge Leão, Juliano Verardi, Lucian Brum, Maria H. Guaragni, Natalia D. Henkin, Nilton Santolin, Nina Pulita, Paulo Paim, Paulo Rossi, Pedro Stahnke e Rafael M. Sgari.