Pelotas abre caminho para novo concurso com criação de 2,2 mil vagas

Edital

Pelotas abre caminho para novo concurso com criação de 2,2 mil vagas

Projeto aprovado na Câmara autoriza novos cargos e amplia funções no quadro municipal

Por

Pelotas abre caminho para novo concurso com criação de 2,2 mil vagas
Texto prevê a criação de cinco novos cargos, incluindo para a educação. (Foto: Jô Folha)

A Câmara Municipal de Pelotas aprovou nesta semana o projeto de lei que autoriza a criação de 2,2 mil vagas no quadro de servidores públicos do município. A medida, que agora segue para sanção do prefeito Fernando Marroni (PT), abre caminho para a realização de um novo concurso público – o primeiro geral da atual gestão – e amplia a capacidade de reposição nos serviços municipais.

O texto aprovado prevê a criação de cinco novos cargos: professor II de Computação, auxiliar de inclusão, arquivista, cuidador social e técnico em manutenção de equipamentos médico-odontológicos. Esses novos cargos somam 882 vagas, enquanto as demais 1.318 correspondem à ampliação de funções já existentes, distribuídas entre as secretarias.

Segundo o prefeito Fernando Marroni, a proposta busca enfrentar um problema que se agravou nos últimos anos: o déficit de servidores em áreas essenciais, seja por aposentadorias ou pela alta rotatividade. “Esses cargos são de fundamental importância, particularmente na área da educação, que é uma grande demanda, e também na assistência social”, destaca Marroni.

Concurso público será em breve

A secretária de Recursos Humanos, Carla Cassais, explica que a aprovação da lei é uma etapa necessária para a realização de um concurso. “Para fazer o concurso, é preciso que os cargos existam […] Esse projeto cria novos cargos e amplia vagas em outros já existentes para permitir que o edital seja lançado”, afirma.

Ela detalha que o processo para a contratação da banca organizadora já foi iniciado em junho e que, após a sanção da lei, o município vai concluir as etapas administrativas. “Assim que for sancionada, vamos avançar com a licitação. Em seguida, definir o número de vagas no concurso conforme as necessidades”, explica.

O prefeito Marroni reforça que a abertura do concurso é prioridade e a contratação da instituição responsável será realizada “imediatamente” após a aprovação da lei. A expectativa inicial da Secretaria de Recursos Humanos era realizar o processo ainda em 2025, mas o cronograma pode se estender para o início de 2026.

Preenchimento e impacto orçamentário

Segundo a secretária, nem todas as vagas criadas serão preenchidas de imediato – o objetivo é permitir chamadas graduais e escalonadas, conforme a demanda e a disponibilidade orçamentária. Caso todas as vagas sejam preenchidas, o impacto anual estimado na folha do município é de R$ 93,5 milhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais