Carreta da Saúde da Mulher pode realizar até 1,5 mil procedimentos no mês

Serviço

Carreta da Saúde da Mulher pode realizar até 1,5 mil procedimentos no mês

Inaugurada nesta sexta-feira (24), a estrutura ficará por 30 dias em Pelotas e deve atender mulheres de outros municípios

Por

Carreta da Saúde da Mulher pode realizar até 1,5 mil procedimentos no mês
(Foto: Jô Folha)

Agora é oficial: a Carreta da Saúde da Mulher está instalada no Largo de Portugal, em frente à Estação Férrea de Pelotas. A estrutura foi apresentada em cerimônia na manhã de sexta-feira (24), com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS), Felipe Proenço. Além de atender mulheres que aguardam por exames na fila do SUS de Pelotas, o serviço também beneficiará pacientes de outros municípios da região.

Segundo Proenço, as carretas têm capacidade para realizar até 1,5 mil procedimentos por mês, contribuindo para reduzir o tempo de espera. Ele explicou que Pelotas foi escolhida como primeira cidade gaúcha a receber o serviço por ser referência em inovação no diagnóstico do câncer de colo do útero. “Aproveitando essa organização e as inovações que estão sendo desenvolvidas aqui, vimos que era o local ideal para iniciar com a carreta”, destacou o secretário.

O programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, conta atualmente com 28 carretas distribuídas em 20 estados. As estruturas se dividem em três modalidades: exames diagnósticos, oftalmologia e saúde da mulher. A última está em destaque em razão do Outubro Rosa, e a meta do MS é chegar a 150 carretas em todo o país até o primeiro semestre de 2026 – com possibilidade de unidades em outras regiões do RS.

Demanda e ampliação do atendimento

A estrutura chega em boa hora, frente à grande demanda em Pelotas e na Região Sul. Conforme a secretária municipal de Saúde, Ângela Vitória, até o final de setembro, o município contabilizava 1.020 mulheres na fila por mamografia. Para ela, a divulgação desta iniciativa é importante para a geração de atendimentos. “(Assim) nós poderemos negociar com o MS para ampliar o tempo da carreta aqui, para realmente zerar essa fila”, explicou ela.

Além de Pelotas, a estrutura deve atender mulheres de outros municípios da Região Sul. A SMS já está em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para o agendamento de pacientes de outras cidades. “O objetivo é zerar essas filas para Pelotas e para a região”, afirmou Ângela.

Outro ponto importante é a localização das pacientes. A secretária explica que há mulheres que precisam realizar o exame de colposcopia, mas não respondem aos contatos da pasta. “Todas que fizeram exame citopatológico do colo do útero e receberam a orientação de fazer colposcopia devem conferir e atualizar o telefone nas UBSs. Assim, poderão ser encontradas e atendidas pela carreta”, alertou.

Mais ações com o Agora Tem Especialistas

O município vem acionando o programa em outras frentes, uma delas é a ampliação das vagas de residência médica. Durante a visita de Proenço, foi realizada uma reunião com representantes dos hospitais universitários da UCPel e da UFPel. A Católica pleiteia o aumento de vagas em anestesiologia, enquanto a Federal busca ampliar vagas em cirurgia geral e bolsas em ginecologia e obstetrícia.

Outro eixo é o crédito hospitalar, que permite converter dívidas de hospitais com órgãos federais em prestação de serviços de saúde. “Estamos trabalhando nessa frente, e posso citar especificamente a Santa Casa, que está fortemente envolvida nesse processo”, explicou Ângela.

Há ainda tratativas com o Grupo Hospitalar Conceição, que poderá disponibilizar equipes para hospitais com equipamentos ociosos por falta de pessoal. “Um exemplo é o Hospital Beneficência, que tem estrutura de urologia com potencial de ampliação, desde que haja mais profissionais disponíveis. Esse é outro componente que queremos aplicar”, destacou a secretária.

Ângela reforçou o objetivo da pasta em atuar em todas as frentes para reduzir filas. “O HE, inclusive, abriu residência em oncologia clínica para ampliar a oferta de especialistas. Estamos aproveitando todas as oportunidades do programa para fortalecer o sistema de saúde”, garantiu.

Acompanhe
nossas
redes sociais