Porto de RG tem expectativas positivas de expansão para os próximos anos

Entrevista

Porto de RG tem expectativas positivas de expansão para os próximos anos

Retomada do polo e investimentos foram detalhados pelo presidente da Portos RS

Por

Porto de RG tem expectativas positivas de expansão para os próximos anos
(Foto: Reprodução)

O Porto de Rio Grande, sob administração conjunta da Portos RS e do governo do Estado, é um dos principais complexos logísticos do Brasil, movimentando cargas de diversos segmentos, como grãos, fertilizantes e contêineres. Em 2024, foram movimentadas 36 milhões de toneladas de cargas no porto, um aumento de 1,03% em relação ao ano anterior. Com os recentes anúncios de investimentos e o encaminhamento do processo de dragagem do canal de acesso, as expectativas de expansão são positivas para o complexo portuário como um todo.

O presidente da autoridade portuária responsável pela administração, Cristiano Klinger, destaca a atuação do Estaleiro Rio Grande, que vem buscando sua reestruturação para competir em licitações para a construção de navios, de forma a marcar a retomada do polo naval rio-grandino. Atualmente, está sendo realizado o desmantelamento verde em uma plataforma da Petrobrás, no dique seco rio-grandino, através de uma parceria entre o Estaleiro e a Gerdau, com o reaproveitamento de aço.

Retomada do polo naval

Sobre a construção dos navios do tipo Handy no Estaleiro de Rio Grande, a partir de uma parceria entre Ecovix e Green Port, o presidente da Portos RS afirma que a expectativa de início das movimentações e contratações é esperada pela comunidade de forma geral.

Um atraso no cronograma adiou as expectativas de contratações de trabalhadores para o ano que vem, com expectativa de começo da construção dos navios da Transpetro em março. “Quanto aos prazos, ele é um contrato que já tinha sido anunciado neste ano e, a partir disso, surge toda essa expectativa do quanto antes fazer esse início e contratação. É importante seguirmos acompanhando para que o contrato aconteça, que venha a construção para Rio Grande, o que é muito bom para toda a região”, afirma Klinger.

É projetada a geração de mais de mil empregos diretos, sendo 1,4 mil no pico da produção e, no total, 4 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, com a entrega do primeiro navio até o final de 2027.

O investimento total é de 278 milhões de dólares, o que representa cerca de R$ 1,5 bilhão, na cotação atual.

Ampliação

Na última semana, a visita do ministro de Portos e Aeroportos ao Porto de Rio Grande refletiu em um anúncio importante para a ampliação da competitividade do complexo portuário e da segurança jurídica para novos investimentos. “A nova poligonal do porto, que é a área de abrangência, permite, por exemplo, que a Bianchini avance nos seus investimentos, dobrando a capacidade de movimentação portuária”, destaca o presidente da Portos RS.

A autoridade portuária está estudando para fazer a concessão do canal de acesso do Porto de Rio Grande e da hidrovia. Em visita, o ministro Silvio Costa Filho colocou como garantia que, no ano que vem, essa modelagem vai acontecer. A ação é considerada fundamental. “Hoje, toda obra de dragagem precisa passar por todo processo necessário de licitação. Essa modelagem é garantia de que, pelos próximos 25/30 anos, nós vamos ter um contrato, por uma empresa, que vai dar essa manutenção e garantirá que a navegação vai acontecer em todo o Estado “, detalha Klinger.

Acompanhe
nossas
redes sociais