“Sabemos que nós temos uma vida muito dinâmica hoje que nos leva a fazer basicamente tudo errado”

ABRE ASPAS

“Sabemos que nós temos uma vida muito dinâmica hoje que nos leva a fazer basicamente tudo errado”

Vanessa Cavada da Silveira - Nutricionista

Por

Atualizado sexta-feira,
17 de Outubro de 2025 às 13:37

“Sabemos que nós temos uma vida muito dinâmica hoje que nos leva a fazer basicamente tudo errado”
Profissional atua na área da epigenética (Foto: Reprodução)

A nutricionista Vanessa Cavada da Silveira, especialista em Saúde Integrativa, tem se utilizado do teste epigenético para identificar os fatores ambientais e do estilo de vida que afetam a vida dos pacientes e tornar o acompanhamento nutricional mais assertivo na promoção da saúde. A profissional atua no mercado há mais de 11 anos.

De nutricionista para especialista em saúde integrativa, como é que foi esse caminho?
Muito antes de começar a entender o que eu gostaria de fazer profissionalmente, eu sempre entendi que saúde era um dos temas que eu gostava muito e que eu achava muito importante. Entrei na nutrição justamente porque eu acredito que ela fala sobre prevenção de doenças e promoção de saúde. Nesses 11 anos de formada, eu me aprofundei cada vez mais nesse aspecto de saúde, para entender a saúde de forma mais complexa e não apenas para tratar sintomas. E a saúde integrativa vem justamente para isso, porque ela acredita que saúde não é apenas minimizar sintomas, mas assim se aprofundar nas causas raízes. Ela entende que saúde é muito mais do que ausência de doenças. Entendemos que é o alinhamento de corpo, mente e emoções e que todos eles em equilíbrio é de fato saúde plena, porque quando a gente tem um fator em desequilíbrio, muito possivelmente outro fator vai estar também desequilibrado. Acaba se refletindo em cansaço crônico, aparecimento de doenças, na nossa imunidade fragilizada, o nosso emocional também. Então foi aí que nasceu a minha vontade de trabalhar com saúde integrativa para trazer esse alinhamento total, não tratar apenas uma coisa de forma isolada. Tratar, por exemplo, somente a questão da comida, não é um todo.

Quando se consegue equilíbrio na alimentação, o que tu vê de benefícios?
Quando eu falo que eu sou nutricionista, as pessoas já me relacionam a dietas. E aí entender que a nutricionista, ela é muito mais do que uma promotora só de alimentação. Nós falamos da forma da alimentação, mas também nós falamos sobre estilo de vida. Porque a nossa qualidade de sono interfere. Se praticamos exercícios ou não. Como gerenciamos o nosso estresse. O nosso emocional, a questão até de relaxamento, se conseguimos ter esse momento de relaxar e de se reconectar consigo mesmo. Isso tudo interfere na nossa saúde. A saúde integrativa é justamente isso, alinhar tudo isso. Então, hoje eu falo sobre alimentação, mas também estilo de vida. Porque temos técnicas hoje até para regular o nosso emocional, temos tecnologias para isso também. Aí entra a epigenética.

O que é epigenética?
E a epigenética é um teste. Falando de uma forma resumida, porque ela é bem complexa. Um estudo de genoma humano em 2013 demonstrou que 5% das características que nós temos são imutáveis e que 95% delas são influenciadas pelo nosso estilo de vida. Se é influenciado pelo nosso estilo de vida, pelas nossas escolhas, como nós conduzimos a nossa vida, sim, ele (o estilo de vida) pode promover ou não saúde. Então, aquela coisa que as pessoas falam: ‘eu sou diabética porque na minha família tem diabéticos’. Tem 5% de chance de ser sim um fator genético imutável, mas 95% é de que tenha vindo do seu estilo de vida. De como tu viveu, como te alimentaste, como tu gerenciou o estresse, se tu praticas ou não exercício físico, se tu tens práticas de bem-estar. Se tu tens um sono bem regulado. Sabemos que nós temos uma vida muito dinâmica hoje que nos leva a fazer basicamente tudo errado. Mas é plenamente possível e leve esse equilíbrio de saúde. Mas a gente não pode olhar de forma isolada. Porque quando nós olhamos de forma isolada, a gente soluciona um problema, mas não soluciona o todo. Aí entra esse conceito de saúde integrativa.

Um teste de epigenética pode ser feito apenas com o fio de cabelo?
Sim. Essa é uma tecnologia alemã. A certificadora dela é uma empresa da Espanha. Na Europa e Estados Unidos é um estudo bem aprofundado. Esse teste identifica mais de 800 biomarcadores de saúde. Ele marca a nossa resposta celular e ele consegue entender se a tua célula está conseguindo utilizar esse nutriente de forma eficiente ou não. Ele também consegue olhar para os sistemas metabólico, intestinal, imunológico, entender também os equilíbrios que nós temos de vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos essenciais. Tudo isso é o que nutre o nosso corpo e que faz a nossa engrenagem funcionar. Porque o nosso corpo precisa não só de combustível, mas também de nutrientes. E quando nós temos uma deficiência nutricional, isso impacta em vários sistemas. Por exemplo, na saúde integrativa, a saúde intestinal é muito importante. Não é à toa que é considerada nosso segundo cérebro, porque muitas reações acontecem dentro do nosso intestino. Se a gente tem um desequilíbrio intestinal, muitas vezes está até atrapalhando o nosso emocional, porque 90% da nossa serotonina, que é o hormônio de bem-estar, é produzida no intestino. No sistema epigenético, então, nós conseguimos identificar causas raízes. ww

Acompanhe
nossas
redes sociais