O Porto de Rio Grande teve a nova poligonal oficializada, após assinatura do termo em evento realizado com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O documento representa a revisão de área, que compreende tudo o que está sob administração da autoridade portuária e estabelece os limites para operações e investimentos dentro do complexo portuário.
A medida moderniza a gestão portuária e abre espaço para novos empreendimentos privados e expansão industrial. Ela visa, ainda, garantir que a infraestrutura do local esteja alinhada com as necessidades das operações portuárias, eficiência logística, otimização das instalações e da infraestrutura do porto.
Além do anúncio, foram detalhados os investimentos em execução, com o acréscimo de R$ 337 milhões em qualificações para infraestrutura do complexo portuário. O valor soma-se aos R$ 432 milhões, anunciados no começo do mês pelo governador Eduardo Leite (PSD), para a dragagem do canal de acesso ao Porto de Rio Grande. Investimentos totais chegam a R$ 770 milhões.
O ministro Silvio Costa Filho reforçou a importância dos investimentos para o fortalecimento e competitividade do Porto rio-grandino. “Esses investimentos, quando a gente somar para os próximos 20 anos, nós estamos falando em quase R$ 10 bilhões, públicos e privados, quando somados hidrovia, canal de acesso, investimentos nos terminais e nas novas operações que nós teremos com esses leilões que faremos em 2025”, diz.
Sobre a possibilidade de coexistência entre o Porto de Rio Grande e o projeto do Porto Meridional, em Arroio do Sal, no Norte gaúcho, o ministro afirmou que, é entusiasta de mais operações portuárias, desde que não prejudique portos já existentes e consolidados. “A prioridade para a gente, na nossa avaliação, é priorizar cada vez mais o Porto do Rio Grande, que é um porto muito estratégico para o desenvolvimento do Estado”, afirma.