Fórum debate desafios do clima em São Lourenço

encontro

Fórum debate desafios do clima em São Lourenço

Primeira edição do evento buscará caminhos para uma cidade mais resiliente

Por

Fórum debate desafios do clima em São Lourenço
Cidade foi atingida por diversas cheias nos últimos anos (Foto: Jô Folha)

Recente palco de mais um evento climático extremo, que deixou mais de dois mil afetados pela subida das águas do seu principal arroio, São Lourenço do Sul prepara-se para o 1º Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas. O encontro acontecerá na sexta-feira (17), a partir das 9h, no auditório da Escola Municipal Marina Vargas, e reunirá especialistas, pesquisadores, autoridades e a comunidade lourenciana para debater os impactos do clima e seus desafios para a cidade.

O prefeito Zelmute Marten (PT) destaca a necessidade de planejamento e mobilização das comunidades para o desenvolvimento de uma consciência cidadã acerca da gravidade e dos efeitos do aquecimento global e da ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos. “Então, a ideia é fortalecer a governança, a relação interfederativa e o antilateralismo, para buscar ampliar o financiamento para projetos de prevenção, mitigação e adaptação aos momentos climáticos extremos, sempre primando pelo protagonismo e a participação da comunidade”, afirma.

Um dos organizadores, junto com a Secretaria de Meio Ambiente, o diretor do campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Eduardo Volgmann, acredita que o espaço é fundamental para o diálogo entre ciência, gestão pública e comunidade. “A troca de conhecimentos e experiências pode impulsionar a construção de políticas ambientais mais eficazes, fortalecer a consciência coletiva e orientar ações concretas que tornem a cidade mais resiliente, sustentável e preparada para os desafios climáticos que já estamos enfrentando”, projeta o diretor.
As inscrições para o evento são gratuitas, estão abertas para todos os públicos e devem ser realizadas de forma online, através dos canais oficiais da prefeitura.

Agenda ONU

O fórum de São Lourenço do Sul integra a programação do Circuito Urbano 2025 da ONU Habitat e dos 80 anos da organização. O prefeito Zelmute destaque a cidade hoje, ao buscar tornar-se cada vez mais adaptada para o momento de crise climática, integra o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima, a Rede Mundial pelo Desenvolvimento Sustentável, e está assinando um memorando de entendimentos com a ONU Habitat para o plano de ação climática próprio do município.

Programação

  • 9h – Abertura oficial
  • 9h30min – Palestra: Impactos das Mudanças Climáticas no Litoral Gaúcho e seus efeitos nas comunidades costeiras
  • 10h20min – Palestra: Monitoramento dos Riscos hidrológicos: como anteceder os eventos extremos
  • 11h10min – Palestra: Cenários Climáticos para o RS até 2050: Previsões climáticas e ocorrência de eventos extremos
  • 13h30min – Palestra: Mapeamento de áreas de risco no município de São Lourenço do Sul.
  • 14h15min – Palestra: ProClima2050: Ações governamentais de enfrentamento às mudanças climáticas
  • 15h – Mesa redonda: Políticas Públicas e Resiliência Urbana: Como São Lourenço do Sul pode enfrentar os efeitos das mudanças climáticas
  • 17h- Encerramento

Acompanhe
nossas
redes sociais