Recente palco de mais um evento climático extremo, que deixou mais de dois mil afetados pela subida das águas do seu principal arroio, São Lourenço do Sul prepara-se para o 1º Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas. O encontro acontecerá na sexta-feira (17), a partir das 9h, no auditório da Escola Municipal Marina Vargas, e reunirá especialistas, pesquisadores, autoridades e a comunidade lourenciana para debater os impactos do clima e seus desafios para a cidade.
O prefeito Zelmute Marten (PT) destaca a necessidade de planejamento e mobilização das comunidades para o desenvolvimento de uma consciência cidadã acerca da gravidade e dos efeitos do aquecimento global e da ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos. “Então, a ideia é fortalecer a governança, a relação interfederativa e o antilateralismo, para buscar ampliar o financiamento para projetos de prevenção, mitigação e adaptação aos momentos climáticos extremos, sempre primando pelo protagonismo e a participação da comunidade”, afirma.
Um dos organizadores, junto com a Secretaria de Meio Ambiente, o diretor do campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Eduardo Volgmann, acredita que o espaço é fundamental para o diálogo entre ciência, gestão pública e comunidade. “A troca de conhecimentos e experiências pode impulsionar a construção de políticas ambientais mais eficazes, fortalecer a consciência coletiva e orientar ações concretas que tornem a cidade mais resiliente, sustentável e preparada para os desafios climáticos que já estamos enfrentando”, projeta o diretor.
As inscrições para o evento são gratuitas, estão abertas para todos os públicos e devem ser realizadas de forma online, através dos canais oficiais da prefeitura.
Agenda ONU
O fórum de São Lourenço do Sul integra a programação do Circuito Urbano 2025 da ONU Habitat e dos 80 anos da organização. O prefeito Zelmute destaque a cidade hoje, ao buscar tornar-se cada vez mais adaptada para o momento de crise climática, integra o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima, a Rede Mundial pelo Desenvolvimento Sustentável, e está assinando um memorando de entendimentos com a ONU Habitat para o plano de ação climática próprio do município.
Programação
- 9h – Abertura oficial
- 9h30min – Palestra: Impactos das Mudanças Climáticas no Litoral Gaúcho e seus efeitos nas comunidades costeiras
- 10h20min – Palestra: Monitoramento dos Riscos hidrológicos: como anteceder os eventos extremos
- 11h10min – Palestra: Cenários Climáticos para o RS até 2050: Previsões climáticas e ocorrência de eventos extremos
- 13h30min – Palestra: Mapeamento de áreas de risco no município de São Lourenço do Sul.
- 14h15min – Palestra: ProClima2050: Ações governamentais de enfrentamento às mudanças climáticas
- 15h – Mesa redonda: Políticas Públicas e Resiliência Urbana: Como São Lourenço do Sul pode enfrentar os efeitos das mudanças climáticas
- 17h- Encerramento