A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), está com inscrições abertas até 24 de outubro para cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o Sesc e o Sesi. São 75 vagas distribuídas entre Pelotas e Rio Grande, por meio do Programa Qualifica Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os cursos serão ministrados pelo Senac e pelo Sesi, com opções em Iniciação para a Área de Construção em Alvenaria – Pedreiro (Sesi) e Técnicas de Vendas e Comunicação (Senac), nas duas cidades, além de Logística: Gestão de Estoque (Senac), exclusivo de Pelotas. As capacitações são gratuitas, presenciais e voltadas a pessoas com 16 anos ou mais, com prioridade para jovens, pessoas com deficiência (PcDs), idosos e outros grupos vulneráveis.
Cada turma terá 15 vagas, além de suplentes, e 10% das vagas serão destinadas a PcDs. Os selecionados terão direito a auxílio-transporte municipal. As inscrições devem ser feitas pelo site fgtas.rs.gov.br, onde também está disponível o edital. O resultado será divulgado em 28 de outubro, e as matrículas deverão ser realizadas presencialmente nas agências FGTAS/Sine.
Capacitar para empregar
O coordenador regional da Sine/FGTAS de Desenvolvimento Social da região Sul, Luã Brigadeiro, destaca a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e social da Zona Sul.“O estudo, a capacitação, a oportunidade transformam vidas e empresas”, afirma. Ele ressalta que o Sine enfrenta dificuldades para encontrar trabalhadores com a experiência necessária. “Queremos, no final do curso, já fazer entrevistas e o link entre o aluno e o empregador”, complementa.
O coordenador local do Sine em Rio Grande, Leandro Viana, aponta a escassez de profissionais qualificados no setor da construção civil. “Falta um número maior de pessoas na área, e essa é a intenção do curso: qualificar para que sejam preenchidas essas vagas.” Segundo ele, também há demanda por capacitação no setor de vendas. “Notamos uma necessidade de qualificação e buscamos isso para que se tenha um melhor atendimento e melhores oportunidades na cidade”, explica.
Feirão Empregar RS
Pelotas, Rio Grande e São José do Norte recebem hoje o Feirão do Empregar RS, com atendimento das 9h às 15h. O projeto, também promovido pela FGTAS em parceria com as prefeituras, oferece oportunidades para quem busca inserção no mercado de trabalho. Em Pelotas, serão 51 vagas, e em Rio Grande, mais de 120 encaminhamentos.
Conheça os cursos
Logística: Gestão de Estoque
- Carga horária: 70 horas
- Executor: Senac
- Pré-requisitos: 16 anos ou mais e Ensino Fundamental Completo
- Onde: Pelotas (15 vagas)
Habilidades desenvolvidas:
- Técnicas de recepção, conferência e armazenagem de produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos;
- Lançamentos de movimentação de entradas e saídas e controle de estoque;
- Estabelecimento de formas de distribuição de produtos e materiais a serem expedidos;
- Organização do almoxarifado para facilitar à logística e armazenagem de produtos.
Iniciação para a Área de Construção em Alvenaria-Pedreiro
- Carga horária: 140 horas
- Executor: Senai
- Pré-requisitos: 16 anos ou mais e Ensino Fundamental Incompleto, a partir do 6º ano
- Onde: Pelotas (15) e Rio Grande (15)
Habilidades desenvolvidas:
- Conhecer e utilizar as variadas tecnologias da construção e segurança no trabalho;
- Executar trabalhos de construção, reforma e manutenção de obras civis, em alvenaria de tijolos, pedras de cantaria, blocos e concreto, contrapisos, revestimentos de pisos e paredes em geral;
- Monta de painéis de alvenaria pré-fabricados ou convencionais;
- Identificar ferramentas, instrumentos, materiais, equipamentos, ferragem e sua utilização.
Técnicas de Vendas e Comunicação
- Carga horária: 110 horas
- Executor: Senac
- Pré-requisitos: 16 anos ou mais e Ensino Fundamental Completo
- Onde: Pelotas (15) e Rio Grande (15)
Habilidades desenvolvidas:
- Vender mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, demonstrando seu funcionamento, distribuindo amostras e informando sobre as qualidades e vantagens de aquisição de produtos;
- Prestar serviços aos clientes (troca de mercadorias, abastecimento de veículos, aplicação de injeção, etc.);
- Expor mercadorias de forma atrativa;
- Registrar entrada e saída de mercadorias;
- Fazer inventário de mercadorias para reposição;
- Elaborar relatórios de vendas, promoções, demonstrações e pesquisas de preços;
- Identificar soluções para desafios do ambiente de vendas.