Todo pelotense que recebeu algum visitante de fora já ouviu algum comentário sobre dualidade entre ser uma cidade antiga e uma cidade velha. Até internamente isso é feito. E é fato que somos uma cidade cuja arquitetura e urbanização remetem ao século 19. Ainda assim, há uma potencialidade absurda de evoluirmos em infraestrutura e a prova disso está em novos empreendimentos que surgem anualmente, com grande destaque para ações como o Parque Una e o bairro Quartier, dentre tantos outros planejados.
Não podemos esquecer, em momento algum, que nossa história é quem nos conduz em termos de turismo e atração, mas há pontos a serem evoluídos e atualmente a cidade, enfim, está olhando bastante para isso. Na edição desta quinta-feira (16),
trazemos duas notícias sobre avanços estruturais e eles são fundamentais para que a cidade mantenha o ar moderno. A alça rodoviária de acesso ao Porto de Pelotas e o viaduto da Fernando Osório são fundamentais para o desafogo do nosso trânsito em áreas que são essenciais para nossa economia. Soma-se a eles também a criação do prometido distrito logístico, anunciado recentemente pelo prefeito Fernando Marroni.
Pelotas tem espaço para crescer e tem conhecimento para fazer isso de maneira sustentável e ambientalmente segura. Mas, para isso, precisa que a logística interna funcione. Estamos longe de ser daquelas cidades com engarrafamentos absurdos e com pessoas levando horas para chegar ao trabalho. Aliás, o censo do IBGE mostra que 77% da população leva no máximo meia hora de deslocamento. Ainda assim, precisamos avançar para evitar o problema.
A economia da logística é uma das grandes oportunidades que a região tem neste momento. Com portos, aeroporto, rodovias, hidrovia e ferrovia, podemos criar um grande hub que conecta a metade Sul ao mundo rapidamente. Mas, para isso, precisamos ter cidades funcionais e que associem-se bem ao cotidiano das pessoas. Avançar nisso é preparar-se para o futuro. Tomara que todos esses projetos saiam do papel!