Em comemoração pelo Dia do Professor, o governo do Estado anunciou a distribuição de uniformes escolares aos professores da Rede Estadual para o ano letivo de 2026. É a primeira vez que o governo do Estado disponibilizará os modelos, em um investimento de R$ 6 milhões.
A ação atende à solicitação das equipes escolares após a distribuição dos uniformes aos estudantes da Rede Estadual, realizada também de forma inédita neste ano. Serão contemplados professores, orientadores, supervisores, vice-diretores e diretores lotados nas escolas estaduais.
“Todo mundo ficou encantado com os uniformes escolares, algo inédito na Rede Estadual da educação. Os professores também adoraram. Então, nesse Dia do Professor, além do 14º salário pelo atingimento de metas que aprovamos na Assembleia, atendemos o pedido e, para o próximo ano letivo, todos os professores também irão receber uniformes para vestir com todo orgulho a camiseta da educação gaúcha”, afirma o governador Eduardo Leite.
Tamanho e pedidos
Cada servidor receberá um conjunto formado por duas camisetas, na cor cinza, e uma jaqueta, na cor verde, com a identificação da Rede Estadual. Para facilitar o processo de escolha do tamanho das peças, o governo disponibilizará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), uma página específica, semelhante à usada para os pedidos dos estudantes. O acesso estará disponível entre 20 de outubro e 9 de novembro.
No site, será preciso fazer um login, utilizando o e-mail institucional @educar. Depois de fazer a autenticação, o servidor precisa selecionar os tamanhos desejados com base em uma tabela de medidas. Por fim, a última etapa é indicar a escola onde serão retirados os uniformes.
A secretária Raquel Teixeira destaca a ação inédita como uma forma de valorização da docência. “Cada uma das nossas escolas é feita por pessoas que acreditam na força transformadora da educação. Entregar uniformes aos nossos professores é uma forma de reconhecer e valorizar, de mostrar que aqui está um profissional da educação do Estado, uma pessoa dedicada a cuidar do nosso futuro e do que temos de mais valioso, que são os estudantes. É um símbolo do orgulho de ser educador da Rede Estadual”, afirma.
No total, serão contemplados mais de 56 mil servidores. A exceção são os profissionais das Escolas Tiradentes, que são mantidas pela Brigada Militar e, por isso, possuem uniforme próprio.