A trajetória de Vitória Oliveira na corrida de rua foi meteórica. Natural de São Lourenço do Sul, a ganhadora da prova dos 21 quilômetros entre as mulheres no evento da 3ª Maratona Sesc de Pelotas começou no ano passado na modalidade e disputou no último domingo (12) uma meia maratona apenas pela segunda vez.
O objetivo era concluir o trajeto em até uma hora e meia, mas a atleta conseguiu superar a meta ao encerrar o percurso em 1h28min25s. A segunda colocada, Daniela Vieira, finalizou os 21 quilômetros em 1h36min21s. Para Vitória, de 23 anos, a conquista foi fruto de uma preparação intensa que durou quase quatro meses.
“Foram 15 semanas em que treinei independentemente do tempo, com chuva, cerração, frio, cansada. A gente foi para a prova pensando em fazer em até uma hora e meia, e consegui fazer em uma hora e 28. O clima estava bem favorável para mim, é um clima em que gosto de correr e me sinto bem”, disse a corredora à Rádio Pelotense 99,5 FM.
Novo ciclo
Em São Lourenço do Sul, Vitória concilia a rotina de atleta com o trabalho em uma escola que vai das 7h30min às 17h. Depois do expediente, ela divide o tempo entre os treinos de corrida e atividades na academia. Ao lado dela, além do treinador Gustavo Goulart, o Guga, estão profissionais de fisioterapia e nutrição.
Após dois ciclos que foram marcados por participações em meias maratonas – antes de correr em Pelotas, a corredora esteve na mesma prova em Porto Alegre, em junho -, a atleta pensa em descansar um pouco. A partir da próxima semana, vai começar a projetar os objetivos dos meses finais do ano.
“Terminar esse ciclo me sentindo feliz me deixou muito orgulhosa, mais do que ganhar a prova”.
“Vamos ouvir falar muito deste nome”
O treinador de Vitória exalta o resultado e projeta um futuro de mais resultados relevantes para ela.
“Sabíamos o que enfrentaríamos. Atletas de diversos estados e até de países vizinhos, atletas muito fortes. A gente já tinha pegado métricas do que tinha sido no ano passado. Estudamos bastante, pensamos em cada detalhe, e principalmente o que não fazer”, destaca Guga.
“É uma atleta que tem um potencial muito grande e sem sombra de dúvidas vamos ouvir falar muito neste nome ainda”.
3ª Maratona Sesc de Pelotas
Meia maratona
21 quilômetros
Top-5 feminino
- 1) Vitória Meyer Oliveira | 1h28min25s | Gugah Treinador
- 2) Daniela Marzona Vieira | 1h36min21s | Cia dos Cavalos
- 3) Tamara Costa Martins | 1h37min24s | Leonardo Affonso
- 4) Natárcia Bubolz Beduhn | 1h38min45s | DG Assessoria
- 5) Gabriela Melos Vieira | 1h38min50s | This Is Usport