O maestro Sérgio Sisto, 61, foi internado na UTI do Pronto Socorro de Pelotas, após sofrer três infartos. De acordo com a presidente da Sociedade Pelotense Música Pela Música, Ana Elisa Kratz, o estado é grave. O pianista, cantor lírico e professor porto-alegrense atua há 30 anos junto à entidade.
Sisto foi encontrado desacordado em via pública no fim da tarde deste domingo (12), em Pelotas. O músico sofreu um infarto enquanto andava de bicicleta, reanimado no local, foi encaminhado ao Pronto Socorro de Pelotas, onde permanece internado, sob sedação e intubado. Familiares o acompanham desde o momento do atendimento.
Professor da CORS
Essa semana o maestro Sisto, que é professor da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS), começaria um novo ciclo da formação Ópera Estúdio 2025. Além de parte do Conselho Consultivo da CORS, Sérgio Sisto é Professor Titular de Correpetição no Ópera Estúdio da CORS e regente do Coro Lírico da CORS.
“Toda a Companhia de Ópera do RS está profundamente consternada”, disse o presidente da CORS, professor e cantor Flávio Leite. O diretor da entidade também manifestou apoio à SPMM e disse que está em contato constante com a família e a Música Pela Música.
Atuação fundamental
Nesses 30 anos em Pelotas, diversos cantores de ópera passaram pelas classes de formação de Sisto. Sua atuação também foi fundamental para a qualificar o coro da SPMM e elevá-lo a um dos mais importantes do Estado.
Junto com o maestro, a Música pela Música, além de ter fomentado a cultura operística em Pelotas, encenando espetáculos inteiros, como Carmen de Bizet. A entidade também retomou uma prática, que ficou esquecida no município por muitos anos, quando criou sob a regência de Sisto uma orquestra própria.
Sérgio Sisto também tem atuado no Festival Internacional Sesc de Música, como pianista correpetidor.