O fim de semana de aniversário dos 117 anos foi de festa completa para os áureo-cerúleos. Após celebrar a data no sábado (11), o Pelotas superou o Esportivo por 2 a 1 neste domingo (12) e reassumiu a liderança da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. Em jogo da quinta rodada, na Boca do Lobo, Cristiano e Jean Roberto marcaram os gols.
A equipe do técnico Alessandro Telles segue com 100% de aproveitamento e passa a somar nove pontos em três partidas realizadas, uma a menos que o atual vice-líder, Gaúcho. É justamente o time de Passo Fundo o próximo adversário azul e ouro, às 15h do domingo (19), na Arena Be8, na cidade do Noroeste do Estado.

Cristiano marcou pela primeira vez com a camisa azul e ouro (Foto: Heitor Araujo – ECP)
Eficiência encaminha resultado
Alessandro Telles escalou a já consolidada equipe titular do Pelotas, contando com o retorno de Darlan na zaga. Vitor Oliveira, assim, voltou ao banco. Do outro lado, Márcio Nunes, comandante do Esportivo, optou por uma linha de cinco defensores para tentar frear o ataque áureo-cerúleo, que havia marcado seis gols nas duas primeiras partidas.
Mas o time visitante mal teve tempo para impor sua estratégia. Logo aos dez minutos, Jean Roberto deixou Gustavo Ermel na cara do gol com passe em profundidade. O camisa 7 passou por Lúcio, porém sofreu pênalti do goleiro rival, que tomou cartão amarelo. Cristiano cobrou rasteiro, firme, no canto esquerdo, fora do alcance do arqueiro: 1 a 0 aos 11.
O cenário do jogo mudou depois da abertura do placar, e o Esportivo se viu obrigado a propor ações ofensivas. O Lobo, entretanto, não sofreu defensivamente e ainda ampliou. Antes do segundo gol, Nicolas Ferri obrigou Lúcio a fazer defesa difícil em finalização rasteira, cruzada, após passe de Ermel.
Mais tarde, já aos 34 minutos, Ermel participou outra vez de uma jogada decisiva. O atacante cruzou da direita. Cristiano deixou a bola passar e, logo atrás, Jean Roberto apareceu na pequena área como um centroavante. O tapa de perna direita serviu para superar o goleiro e colocar 2 a 0 no marcador, isolando o camisa 17 na artilharia.
Defesas importantes
O intervalo foi marcado por uma confusão entre as arquibancadas da Doutor Amarante, onde ficou a torcida da Serra, e da Gonçalves Chaves. Visitantes apontaram que um torcedor do Pelotas teria feito gestos de cunho racista. Ele foi encaminhado à prestação de depoimento por agentes da Brigada Militar.
O Lobo quase fez o terceiro aos três minutos. Ermel acionou Cristiano, que passou de primeira para Ferri. O camisa 2 bateu forte, alto, e Lúcio operou grande defesa. Apesar do Esportivo ter neutralizado o domínio azul e ouro, foi o goleiro visitante quem trabalhou novamente em seguida. Victor Lima soltou uma bomba em cobrança de falta aos 19 e ele espalmou para escanteio.
Com a vitória encaminhada, Telles já havia colocado Vitor Oliveira, Otávio e Léo Ferraz nas vagas de Lucas Hulk, Victor Lima e Cristiano. O Alviazul também tinha trocas, com peças mais ofensivas. O árbitro Wagner Echevarria chegou a apresentar cartão amarelo para Rodrigo Mamá por demora na reposição da bola: o goleiro do Pelotas passou dos oito segundos com ela na mão e um escanteio foi marcado a favor do Esportivo.

Time de Lucas Hulk (foto) volta a campo no próximo domingo, em visita ao Gaúcho (Foto: Heitor Araujo – ECP)
Tensão no final
Se Márcio Nunes queria recolocar a equipe de Bento Gonçalves no jogo, conseguiu aos 30 minutos. Após escanteio parcialmente afastado, surgiu novo cruzamento e o zagueiro Igor Souza se antecipou a Rodrigo Mamá pelo alto para, de cabeça, descontar: 2 a 1. Foi o primeiro gol sofrido pelo Áureo-Cerúleo na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann.
Após o gol de desconto no placar, o jogo ficou mais travado. O Pelotas não criou chance clara para sacramentar o triunfo, porém não tomou pressão. A melhor ocasião do Esportivo surgiu aos 48 minutos. Uma falta cometida por David Washington – que substituiu Nicolas Ferri nos acréscimos – acabou afastada na pequena área por Michel Bennech.
A apreensão ia crescendo e terminou aos 51 minutos, quando Echevarria apitou e encerrou o que foi a terceira vitória do Lobo em três compromissos pela Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O Áureo-Cerúleo está perto da classificação e lidera sem pontos desperdiçados.
Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
5ª rodada
Domingo (12)
Pelotas 2 x 1 Esportivo
Quarta-feira (15)
15h | Internacional x Juventude
19h | Aimoré x Brasil
Folga: Gaúcho e São Gabriel
Ficha técnica
Pelotas (2): Rodrigo Mamá; Nicolas Ferri (David Washington, 46′ 2T), Michel Bennech, Darlan e Adryel; Lucas Hulk (Vitor Oliveira, 22’ 2T), Vinícius Kiss e Jean Roberto (Marlon Bica, 46′ 2T); Gustavo Ermel, Victor Lima (Otávio, 26’ 2T) e Cristiano (Léo Ferraz, 26’ 2T). Técnico: Alessandro Telles.
Esportivo (1): Lúcio; Augusto Guse (Joesley, 16’ 2T), Edmilson (Janderson, intervalo), Igor Souza, Anderson e Fabinho; Fabiano (Dudu, 16’ 2T), Vieira, Matheuzinho e Xandy; Guilherme Bruscatto (Cassiano, 29′ 2T). Técnico: Márcio Nunes.
Gols: Cristiano, aos 11’, e Jean Roberto, aos 34’ 1T (P); Igor Souza, aos 30’ 2T (E).
Cartões amarelos: Darlan, Rodrigo Mamá e Otávio (P); Lúcio, Edmilson e Igor Souza (E).
Árbitro: Wagner Echevarria.
Local: Boca do Lobo.