O empresário Elias Barz, proprietário da Tordilho Alimentos, avalia os desafios enfrentados pelo mercado diante da queda no consumo de arroz e feijão no Brasil e da desvalorização dos preços no setor. Segundo ele, pesquisas apontam que, nas últimas duas décadas, o consumo desses alimentos tem diminuído, especialmente nos grandes centros urbanos, onde hábitos alimentares tradicionais estão sendo substituídos por fast-foods e produtos ultraprocessados.
Para Elias, esse cenário tem representado uma dificuldade para o mercado, já que neste ano há uma queda expressiva nos preços tanto do arroz quanto do feijão, o que tem dificultado o trabalho das empresas e dos produtores rurais. Em alguns casos, o preço de venda chega a ficar abaixo do custo operacional.
Diante desse cenário, a Tordilho tem apostado em aumentar o volume de vendas e diversificar a produção, para manter a presença da marca na mesa dos consumidores. “Se o produto está mais barato do que no ano passado, é bom para o consumidor. Mas, para o setor, o ideal é o equilíbrio. Quando o preço está muito baixo, desestimula o produtor e, em poucos anos, pode gerar escassez e aumento de preços novamente”, explicou.
Marca local e familiar
A Tordilho Alimentos é uma empresa familiar fundada em 1989, a partir de um engenho de arroz alugado pelo pai de Elias. No início, as embalagens ainda traziam o nome “Cavalo Branco”, marca que existia no local e foi reaproveitada.
Com 36 anos de atuação, a empresa ampliou seu portfólio e hoje conta com mais de 45 produtos, entre diferentes tipos de arroz – branco, parboilizado, para risoto, e feijões – carioca, branco e vermelho, além de farinhas. Os grãos são adquiridos de produtores regionais e do Uruguai.