A 99ª Expofeira de Pelotas, que acontece de 6 a 12 de outubro no Parque Ildefonso Simões Lopes, será novamente palco para a diversidade da agricultura familiar da região. O Pavilhão da Agricultura Familiar, organizado pela Emater, conta com mais de 50 empreendimentos e se firma como um dos espaços mais visitados da feira.
Neste ano, a procura superou as expectativas: foram 67 inscrições para apenas 50 bancas, o que levou à conciliação de estandes compartilhados para garantir a participação de mais produtores. De acordo com o extensionista rural da Emater Renato Cougo, a maioria dos empreendimentos é de agroindústrias legalizadas da Região Sul. Destaque para panificados, doces, conservas e produtos lácteos.
A participação dos produtores garante visibilidade às agroindústrias legalizadas, em um trabalho da Emater e do Programa de Agroindústria Familiar (PAF), e fortalece a inclusão produtiva na região. “No pavilhão, o público encontra uma ampla diversidade de produtos, que vão de queijos e embutidos a doces, conservas e panificados”, adianta Cougo.