A prefeitura de Rio Grande apresentou à comunidade da Ilha da Torotama os projetos para melhorias da região, abrangendo áreas como infraestrutura, saúde, educação e serviços públicos. O objetivo é ter um canal aberto com a comunidade, segundo o Executivo. A região foi duramente impactada pelas enchentes dos últimos anos.
A chefe do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Giovana Trindade, detalhou a reforma que será realizada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da Ilha da Torotama. “Serão realizadas intervenções internas e externas, com melhorias na acessibilidade, recuperação do muro, calçadas e grades, revitalização da fachada e a substituição completa do telhado por telhas metálicas”, explicou.
O projeto ainda contempla a instalação de uma nova central de resíduos, adequações na rede elétrica com a inclusão de um gerador de energia, substituição parcial do madeiramento da cobertura e adaptação dos banheiros, garantindo acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE) e para ostomizados. Além disso, o piso terá elevação em 40 centímetros, para minimizar os impactos de possíveis alagamentos.
Além das obras estruturais, a secretária da Saúde, Juliana Acosta, apresentou um projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Escola de Enfermagem da Furg, com a secretaria da Pesca e o Ministério da Pesca e Aquicultura. A iniciativa, que terá início na Ilha dos Marinheiros e se estenderá às demais ilhas e comunidades do interior, tem como foco a atenção integral à saúde das populações cuja rotina está diretamente ligada à pesca e à agricultura.
Construção da nova escola
O projeto da nova escola da Ilha da Torotama foi apresentado pela secretária Giovana, que destacou a importância do investimento para a comunidade. A unidade, chamada “Cinco Salas”, terá 3.000 m² de área construída e contará com quadra coberta, biblioteca, refeitório, sala multiuso, pátios internos e espaços cobertos para diferentes atividades, garantindo um ambiente moderno e adequado ao ensino.
Com capacidade para atender até 350 alunos em dois turnos – ou 175 em tempo integral – a estrutura foi planejada levando em consideração as especificidades da região.
A prefeitura também anunciou que a atual Escola Cristóvão Pereira de Abreu receberá, já no próximo mês, 28 notebooks para equipar o laboratório de informática. Os equipamentos foram viabilizados por meio de articulação entre os mandatos dos deputados Alexandre Lindenmeyer (PT) e Halley Lino de Souza (PT).
Projeto de controle de erosão e proteção da orla
Também foi apresentada uma proposta de estabilização e controle da erosão da orla da Ilha da Torotama, que abrange uma extensão de aproximadamente 3,5 km. A iniciativa busca proteger as áreas urbanas da ilha, garantindo segurança aos moradores e preservando o território. O projeto será executado através de recursos provenientes do financiamento da agência francesa. A prefeitura prevê uma nova licitação ainda em 2025, com previsão de início das atividades para o segundo semestre de 2026. A expectativa é receber inscrições de projetos de alta qualidade.