3ª edição do Bazar Caravana apresenta minifestival cultural

programação

3ª edição do Bazar Caravana apresenta minifestival cultural

Evento reúne diversas manifestações artísticas, música, literatura e gastronomia na Casa de Cultura Leandro Pizani

Por

Atualizado sexta-feira,
03 de Outubro de 2025 às 15:01

3ª edição do Bazar Caravana apresenta minifestival cultural
Proposta é promover a circulação entre ambientes e estimular a troca entre público e artistas (Foto: Divulgação)

A 3ª edição do Bazar Caravana propõe ao público a oportunidade de experienciar diferentes formas de manifestações artísticas. O minifestival cultural é a atração da Casa de Cultura Leandro Pizani, neste sábado e domingo, das 16h às 22h. Nos diferentes espaços do imóvel, vão acontecer atividades musicais, de literatura, artes visuais, dança, artesanato, brechó e DJs, descendo as escadas, o Porão do Escambo terá uma ambientação diferenciada. O conceito do evento é que os diferentes segmentos artísticos, de algum modo, se entrelacem e que as pessoas (e também os artistas) circulem pelos espaços e se insiram nas manifestações.

“O Bazar Caravana é esse minifestival de vivências culturais contemporâneas e outras artes possíveis, que surgiu para reunir as diversas expressões artísticas que, ao longo de 20 anos, circularam na contracultura da Pizza Fondina Social Cult e seus projetos, que já uniam música, literatura e gastronomia”, diz o curador do evento, o artivista uruguaio Vicente Pimentero Botti, radicado em Pelotas desde 2003.

Pimentero explica que o “mapa camaleônico é composto por Artes Visuais, da Vestimenta, do Escambo, do amor pelos Objetos Raros, do que o tempo num sopro transforma em Vintage, da Bolha das 7 artes, da Manualidade Artesanal, dos Movimentos Urbanos. E, claro, dos Palcos, da cena Autoral e da Poesia da Vida Real e da Surreal”.

Música

Ao longo dos dois dias, a Casa de Cultura Leandro Pizani terá breves e constantes inserções musicais de The Lírios; César Lascano; Felipe Gentileza; Êmily Edwards; Davi Batuka; banda Matahari; Quiero Vale Tango (tango-rock), em que participam o host Leandro Pizani e Pimentero, que também faz alguns solos de suas composições (violão e voz) e integra a banda Combo Pimentero, com um repertório mais festivo, além de músicos convidados. Haverá ainda DJ Lúcio, nos vinis, Soundtrack Fondina e Rádio Bar Frank Zappa.

No segmento literário, haverá Poesia no Bar; Poesia Coletiva; e Charlas no Palco Literário, onde vai rolar um bate-papo, às 18h, amanhã, sobre “O eterno medo de exposição” do autor, com participação dos escritores Joice Lima, Cícero S.C., Jaque Machado, Pedro Guimarães e Pimentero.

Como não poderia faltar, os bailarinos da Cia Casa de Cultura Leandro Pizani – Nicole, Gabi, Anne, Matheus e Leandro – farão apresentações de dança e pyâ será o cerimonialista das artes cênicas. Nas Manualidades, Artesanal e Second Hand: Ursa (lançamento marca); Roberta Silva (crocheteira); Adelante por Paula Lobo; Vestis Brechó e Rota Alternativa. Pimentero participa, também das Artes Visuais Macro Plásticas, junto com Pablo Conde, que assina a arte do Bazar Caravana e a identidade visual do evento.

Entrada

O ingresso custa R$30,00 (1 dia) ou R$50,00 (2 dias). Antecipados têm desconto – tratar pelo whatsapp (53)98110-6648 (Pizza Fondina). A Casa de Cultura Leandro Pizani fica na rua Sete de Setembro, 100 – esquina com Santa Cruz, no Centro de Pelotas.

Acompanhe
nossas
redes sociais