Nesta segunda-feira o prefeito Fernando Marroni (PT) anunciou, oficialmente, o nome de Marcos Ferreira, o Marcola (UB), para secretário de Habitação e Regularização Fundiária. A posse está prevista para meados de outubro. Marta da Rosa, servidora de carreira, deixa a pasta.
O futuro secretário agradeceu o convite em declaração via assessoria da prefeitura. “É um enorme orgulho poder contribuir na área habitacional da nossa cidade, especialmente num governo democrático, com um prefeito que tenho muito respeito e uma trajetória política próxima”, avalia.
Marcola é formado em Direito e eleito vereador quatro vezes. O primeiro mandato começou em 2013 e segue até a atual gestão, da qual se licenciou para assumir a SHRF.
Já foi filiado ao Partido dos Trabalhadores e PTB antes de rumar ao União Brasil. Foi presidente da Câmara de Vereadores em 2022, e presidiu as comissões de Constituição e Justiça, e de Saúde. Atuou especialmente nas áreas da saúde e do trabalho. Foi presidente do Terezinha Futebol Clube e liderança comunitária da Zona Norte. No governo Paula Mascarenhas (PSDB), foi tanto lider da oposição quanto da situação.
Substituto
No lugar deixado por Marcola na Câmara de Vereadores assume Marcelo Fonseca, também do União Brasil. Ele é o primeiro suplente da sigla e obteve 1801 votos. Ele obteve destaques como voluntário nas enchentes do ano passado.
Energia
A CPI da Assembleia Legislativa que investiga problemas no fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul realiza nesta sexta-feira, às 14h, audiência pública em Rio Grande. A região é uma das mais afetadas por interrupções que geram prejuízos a moradores e ao setor produtivo. O encontro vai reunir deputados da CPI, gestores municipais e representantes da comunidade e do setor produtivo. A ideia é identificar causas das falhas e avaliar a atuação das concessionárias CEEE Equatorial e RGE. Problemas no fornecimento podem envolver múltiplos fatores, como investimentos insuficientes em infraestrutura, condições climáticas extremas e aumento da demanda. A audiência pretende discutir soluções que garantam serviço de qualidade sem sobrecarregar os consumidores. É urgente que as concessionárias e o poder público encontrem formas de modernizar a rede elétrica e melhorar a prestação do serviço, A solução precisa ser transparente e envolver a participação da população, que é a principal afetada pelas falhas
Avanço no Sanep
Após anos de mobilização, finalmente começam a se concretizar conquistas históricas para os trabalhadores do Sanep. Há 10 dias, os servidores em afastamento legal receberam, pela primeira vez, o vale-alimentação — um direito básico que, muitas vezes, é retirado justamente quando mais se precisa. Outro passo importante será dado já na próxima semana: a abertura do processo de construção do Plano de Carreira para os funcionários da autarquia. A primeira reunião com a direção está marcada para amanhã, e a iniciativa representa uma reivindicação central da categoria.