O Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (Nauc), fundado em 2002 na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), realiza nesta quinta-feira (2), às 16h, e no dias 16, 23 e 30 de outubro, a 18ª edição do ciclo de palestras Quintas Urbanas e Culturais. A iniciativa aproxima pesquisadores, professores, estudantes e comunidade em diálogos sobre a cidade e suas múltiplas dimensões sociais, culturais e artísticas. Interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, até as 23h59min de terça-feira (30), pelo Sistema de Inscrições da Universidade clicando aqui.
As atividades serão realizadas sempre às quintas-feiras de outubro, às 16h, no Auditório do prédio da Psicologia, no Campus Carreiros da Furg, em Rio Grande.
A programação de 2025 reúne palestras e cine-debates sobre temas como aprendizagem histórica, geografia cultural, espaço, poder e subjetividade, histórias da geografia urbana e cinema.
Nesta edição, o evento traz uma novidade: a presença do Nauc na 2ª Feira Literária de São José do Norte (Flinorte), que ocorrerá dia 9 de outubro, a partir das 9h, no Salão Paroquial, no centro do município. No local, o núcleo apresentará o estande Decifrando a Geografia e promoverá atividades voltadas especialmente ao público infantil.
Entre os convidados estão a mestre em História Janete Jarczeski; o doutor em Geografia Alexandre Bandeira; o doutorando em Geografia Fabrício Souza; a mestre em Arqueologia Aline Mendes; e o professor doutor em Geografia Solismar Fraga Martins.
Aproximação
Há 20 anos, as Quintas Urbanas busca aproximar a universidade e à comunidade, fomentando reflexões sobre a cidade, sua história e seus desafios. Em 2024, o projeto passou a se chamar Quintas Urbanas e Culturais, ampliando o espaço para debates sobre Geografia Cultural, arte e diferentes expressões sociais.
Os encontros, gratuitos e abertos à comunidade acadêmica, integram uma ação de extensão do Nauc em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Centro Acadêmico de Geografia da Furg, vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação.
Confira a programação:
Outubro
- Quinta-feira – Janete Jarczeski: A aprendizagem histórica na perspectiva cultural.
- 09 – Participação na II Flinorte, em São José do Norte, com o estande Decifrando a Geografia e exibição do média-metragem Lameirão.
- 16 – Palestra com o Dr. Alexandre Bandeira: Geografias Invisíveis: espaço, poder e subjetividades na contemporaneidade.
- 23 – Primeiro Cine-Debate com o filme Lameirão e a presença de seus realizadores.
- 30 – Encerramento com o Prof. Dr. Solismar Fraga Martins: Histórias e Memórias: trajetória de um professor de Geografia Urbana.