Começou nesta segunda-feira (29) o Mundial de Menores de Padel, em Costa Daurada, Reus, na Espanha. Na categoria feminina, com duas atletas da Zona Sul em quadra, o Brasil estreou vencendo a Bélgica por 2 a 1. Na masculina, o triunfo foi por 3 a 0 sobre a Venezuela.
A pelotense Julia Giusti Gomes, em parceria com Ana Julia Acunha, garantiu um dos triunfos brasileiros na série de melhor de três – uma partida por categoria de idade. Elas superaram a dupla Vanaudernaerde e Vereertbrugghen por dois sets a zero, parciais de 6/2 e 6/1, em 52 minutos de jogo na sub-16.
A comissão técnica do Brasil ainda mandou a quadra, na categoria sub-18, Isadora Siga Nunes, que é de Santa Vitória do Palmar. Após uma 1h34min de duelo, melhor para as belgas Vleeschouwer e Basile, que venceram Isadora e a parceira Giulia Bettim por dois sets a um, parciais de 6/0, 6/7 e 2/6.
Sequência do campeonato
A seleção brasileira feminina ainda enfrenta Suécia e Paraguai na primeira fase dentro do grupo D. Há na equipe mais representantes do padel pelotense: Valentina Dall Agnol, na sub-14, e Laura Maas, na sub-18.
A equipe masculina estreou também nesta segunda, contra a Venezuela, em série de confrontos encerrada com três triunfos brasileiros. O rio-grandino Murilo Sampaio esteve em ação ao lado de Eduardo Lopes – ambos da sub-14. Eles bateram os rivais no primeiro embate por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 7/6.
Nathan Duval, da sub-16, também está na seleção na Espanha e é de Rio Grande. Lucas Bareño, da mesma categoria, foi convocado e é natural de Pelotas. O Brasil está na chave D com Paraguai e Bélgica, além dos venezuelanos.
Competição por duplas
Paralelamente ao Mundial de Menores por seleções, em Reus, também ocorre o campeonato por duplas. Nesta segunda, Murilo Sampaio e Eduardo Lopes estrearam com derrota para atletas da Espanha (dois sets a zero, parciais de 7/6 e 6/4) e estão eliminados.
Valentina Dall Agnol, ao lado de Rafaela Ribeiro, perderam por dois sets a zero para dupla venezuelana, parciais de 7/5 e 6/3. Julia Giusti Gomes e Ana Julia Acunha bateram representantes do Egito pelo mesmo placar, parciais de 6/0 e 6/1.
Transmissão
O Mundial de Menores na Espanha tem transmissão do canal da Federação Internacional de Padel (FIP) no YouTube.