Educação ambiental para além dos muros da escola

EDUCAME

Educação ambiental para além dos muros da escola

Alunos da Escola Coronel Pedro Osório levam demandas para prefeitura e Sanep

Por

Educação ambiental para além dos muros da escola
(Foto: Divulgação)

Em continuidade do trabalho que vem sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pedro Osório, de Pelotas, a proposta de tratar sobre o meio ambiente em sala de aula, amplia-se. Como componente curricular, a disciplina de Projeto Integrador, teve como atividade norteadora no segundo trimestre a apuração dos problemas, relacionados ao meio ambiente, nos bairros onde os estudantes moram.

Os estudantes do 1º ano do ensino médio, além de elaborarem um relatório com as dificuldades encontradas, deveriam propor melhorias. No começo de setembro, em uma mesa-redonda organizada pela escola, os alunos apresentaram seus levantamentos para representantes da prefeitura e do Sanep. Estiveram presentes os secretários municipais de Qualidade Ambiental, Márcio Souza, e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Mateus Cosen, além de representantes do núcleo de educação ambiental da autarquia responsável pelo recolhimento de lixo e saneamento básico de Pelotas.

Escola engajada

O diretor da escola, Jader Pereira, reafirmou o compromisso social, para além dos conteúdos tradicionais, que a Coronel Pedro Osório mantém e como isso contribui para a formação cidadã dos alunos. “É necessário que essas discussões saiam da escola e passem a fazer parte da discussão na sociedade como um todo”, reforçou.

O engajamento dos alunos nas temáticas ambientais não é de hoje, e a professora responsável pela disciplina, Cleuza Zanolla, afirma que o interesse é crescente conforme novos projetos vão sendo apresentados.

Kayan Calvetti, 15 anos, morador do bairro São Gonçalo, destacou o grande acúmulo de lixo e o descarte irregular. “Tem muita poluição próximo da água, isso também prejudica o turismo, então a gente pensa em uma campanha que faça limpeza por lá e conscientização das pessoas”, disse.

Encaminhamento

Enquanto os alunos apresentavam suas demandas, os secretários respondiam o que estava sendo feito, o que poderia vir a ser incluído na rotina dos trabalhos e outras alternativas pensadas em conjunto.
As questões levantadas pelos alunos que são de competência de outros órgãos ou envolvem outros agentes serão repassadas para a Câmara Municipal de Vereadores.

A escola foi convidada a participar de um grupo de voluntariado para ações mensais nos bairros de Pelotas, com foco na identificação de problemas ambientais e no diálogo com moradores. Professores e alunos estarão juntos nessas atividades.

Trabalho contínuo

Na primeira etapa da disciplina de Projeto Integrador, os alunos estudaram os conceitos básicos que envolvem o descarte correto de lixo e a reciclagem. Como produto final, os estudantes organizaram uma grande exposição, no saguão da escola, com todos os trabalhos feitos dentro da temática.

As produções foram desde informativos sobre reciclagem à utilização dos materiais para confecção de obras de arte, brinquedos, itens para recolhimento de resíduos que foram aproveitados pela escola, até roupas.

Agora, após a apresentação das demandas para o poder público, os alunos da Coronel Pedro Osório irão confeccionar robôs, a partir de materiais eletrônicos descartados. Segundo a professora responsável pela disciplina, o recolhimento dos itens está sendo feito desde o começo do ano e muitos trabalhos já estão avançados.
A escola planeja uma nova mostra, aberta para toda a comunidade, com todas as produções dos alunos feitas durante o ano letivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais