Simões Lopes recebe 20ª edição do Ruas de Lazer neste domingo

Programação

Simões Lopes recebe 20ª edição do Ruas de Lazer neste domingo

Evento ocorre na rua Saturnino de Brito, entre a avenida Brasil e a rua Visconde da Graça, das 14h às 18h

Por

Atualizado sábado,
27 de Setembro de 2025 às 14:04

Simões Lopes recebe 20ª edição do Ruas de Lazer neste domingo
Atividades culturais e esportivas vão marcar a edição do Simões Lopes (Foto: Volmer Perez)

Para aproveitar o fim de semana, que deve ser de tempo firme, nada melhor do que um evento ao ar livre e recheado de atrações. Neste domingo, acontece a 20ª edição do projeto Ruas de Lazer, que desta vez será realizado no bairro Simões Lopes, na rua Saturnino de Brito, entre a avenida Brasil e a rua Visconde da Graça. Das 14h às 18h, o espaço vai se transformar em um ponto de encontro comunitário, com atividades culturais, esportivas e de convivência.

O evento é uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio de diversos projetos e coletivos locais. A proposta é simples: ocupar a cidade de forma saudável, fortalecendo vínculos entre vizinhos e oferecendo opções gratuitas de lazer para todas as idades.

A programação mescla esporte, música e ações educativas. Haverá aulão de ritmos do programa Vida Ativa, apresentações da banda Os Pagodes que tu Gosta, do projeto Encontros no Choro, do grupo de samba Aruanda e de invernadas artísticas, além de oficinas e espaços interativos.

Outro destaque é a participação de iniciativas ligadas à educação e cidadania, como o projeto VeriFato, que busca dialogar sobre desinformação e uso responsável das redes sociais. Além das atrações culturais, o Ruas de Lazer contará com brinquedos infláveis, escolinha de trânsito, atividades esportivas, cabide solidário, ações educativas em saúde, ambiente e cidadania, reunindo secretarias municipais e parceiros da UFPel.

Para o coordenador Ítalo Guimarães, alcançar a vigésima edição é motivo de comemoração. Ele lembra que a iniciativa começou em 2022, logo após o período de isolamento da pandemia, ainda com pouca estrutura. “Hoje chegamos a 32 ações entre projetos da UFPel e da prefeitura, principalmente nas regiões periféricas”, destaca.
Segundo Guimarães, um dos pontos mais marcantes tem sido a apropriação do espaço pelas pessoas. “O mais legal é ver como cada pessoa usa o espaço de forma diferente: tem gente andando de bicicleta, de roller, outros sentados na cadeira de praia tomando chimarrão, curtindo o sol. Isso mostra que o projeto realmente ajuda a valorizar momentos de lazer e convivência na cidade”, avalia.

A programação completa prevê:

  • 14h30min – Vida Ativa
  • 15h – Banda Os Pagodes que tu Gosta
  • 15h30min – Encontros do Choro
  • 16h – Projeto Carinho
  • 16h15min – Invernada
  • 17h – Aruanda

Acompanhe
nossas
redes sociais