Após nove anos, Pelotas voltou a figurar entre as 100 primeiras colocadas do ranking Connected Smart Cities, que avalia o potencial de desenvolvimento de cidades inteligentes nos 5.575 municípios brasileiros. A análise é baseada em 13 indicadores para medir o crescimento urbano sustentável e a qualidade de vida proporcionada aos habitantes. Em Pelotas, o índice com melhor desempenho é o de segurança.
No top 100 do Smart Cities, o município ocupa a 98ª posição. Na última vez em que esteve no ranking, em 2016, Pelotas figurou em 95º lugar. Em 2025, entre as 497 cidades do Rio Grande do Sul, Pelotas está em quarta colocada; já entre os municípios da região Sul do país, incluindo Santa Catarina e Paraná, a cidade fica na 28ª posição.
Na pontuação geral, Pelotas alcançou 48,12 pontos. Como comparação, Porto Alegre, que lidera o ranking estadual e ocupa a 28ª posição no nacional, obteve 53,58 pontos. Em primeiro lugar entre todas as cidades do país, a capital do Espírito Santo, Vitória, registrou 61,27 pontos.
Entre os 13 indicadores avaliados pelo Smart Cities, a segurança, com 81 pontos, teve o melhor desempenho em Pelotas. Os índices com pontuação mediana incluem tratamento de resíduos sólidos, esgotos e água, telecomunicações e educação. O indicador com pior avaliação foi o de meio ambiente e mudanças climáticas, com apenas 24 pontos. Economia e finanças é o segundo pior colocado.
Indicadores e pontuação de Pelotas
Segurança: 81
Resíduos sólidos, esgotos e água: 70
Telecomunicação: 66
Educação: 63
Governança : 60
Saúde, agricultura local/urbana e segurança alimentar: 55
Energia: 47
População, Condições Sociais: 44
Mobilidade: 42
Habitação e planejamento urbano: 40
Inovação e empreendedorismo: 40
Economia, finanças: 37
Meio Ambiente e mudanças climáticas: 24
O ranking
Feito para mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o ranking Connected Smart Cities traz indicadores provenientes das normas ISO ABNT e desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.
No relatório deste ano, o estudo destaca que a cidade líder no ranking atingiu nota final de 61,3 – uma marca bastante distante da pontuação máxima de 100 – evidenciando a dificuldade dos municípios em alcançar excelência de forma simultânea e uniforme em todos os indicadores. Além disso, apenas 2% das cidades obtiveram média superior a 50.
Ranking do RS Colocação nacional
1º Porto Alegre 28º
2º Caxias do Sul 44º
3º Lajeado 55º
4º Pelotas 98º
Ranking Nacional
1º Vitória (ES)
2º Florianópolis (SC)
3º Niterói (RJ)
4º São Paulo (SP)