Criado em 2016 com o propósito de aproximar arte e cultura do coração do agronegócio, o Arte na Rural chega à sua 10ª edição durante a 99ª Expofeira Pelotas 2025. A iniciativa é coordenada pela médica e produtora rural Ana Carolina Issler Ferreira Kessler e se consolidou como um dos espaços mais esperados do evento.
A abertura oficial acontece no dia 6 de outubro, às 18h, no Salão da Associação Rural de Pelotas, e contará com apresentação musical da Camerata do Sesc Pelotas. Na mesma noite, será realizado o lançamento do livro “As Aventuras de Lu – A História de Miguel Barros”, de autoria de Jorge Braga.
Neste ano, a exposição reúne obras de renomados artistas pelotenses, entre eles Madu Lopes, Karine Cavalheiro, Gabriel Machado e Mariana Pouey. A curadoria da mostra está a cargo de Graça Marques, Lauer dos Santos, Raquel Santos, Lúcia Weymar, Nicola Caringi Lima e Luiz Fernando Parada.
O público poderá visitar a exposição até o dia 12 de outubro, sempre a partir das 16h, no espaço da Associação Rural de Pelotas. “Esta mostra de arte se alia à missão da Associação Rural de Pelotas de integrar a população urbana ao trabalho e à cultura da área rural. Nada como a arte para encantar e aproximar o público desse universo”, destaca Ana Carolina Issler Ferreira Kessler, organizadora do Arte na Rural.
Saiba mais
Realizado pela Associação Rural de Pelotas, o Arte na Rural conta com a parceria do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura). Ao longo de sua trajetória, recebeu distinções como o Prêmio Mérito em Extensão da UFPel (2017–2020) e a Medalha Ordem do Mérito da Academia Pelotense de Letras.
O projeto conta ainda com o apoio da Estância da Gruta, Estância São José, Fazenda Calafate, Fazenda Sarandy, Posto Branco, Estâncias Cerro Jarau-Pascoa-Tapera, FW Agropecuária, Estância da Tuna, Estância da Capororóca e Fecomércio-Sesc/RS.
“Esperamos a participação de todos. É uma ótima oportunidade de vivenciar a exposição rural e, ao mesmo tempo, desfrutar de eventos artísticos que tanto embelezam o nosso parque”, conclui Ana Carolina.