Ecovix entra na concorrência para construir navios gaseiros

Polo Naval

Ecovix entra na concorrência para construir navios gaseiros

Com a abertura das propostas pela Transpetro, a empresa do Estaleiro Rio Grande disputa a construção de dois dos oitos ofertados

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Ecovix entra na concorrência para construir navios gaseiros
(Foto: Matheus Vieira)

Depois de vários adiamentos, desde o lançamento em abril, finalmente a Transpetro abriu as propostas comerciais da licitação pública destinada à aquisição de navios gaseiros. A Ecovix, que irá construir quatro estruturas, entra na concorrência para levar a Rio Grande mais duas grandes operações.

Os navios integram o Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras e o edital está disponível no portal Petronect com a classificação preliminar por preço global dos lances das empresas proponentes. As propostas podem ser enviadas até o dia 3 de outubro.

A licitação teve dois lotes, que não podem ser vencidos pelo mesmo estaleiro ou consórcio. Um dos lotes da licitação contempla cinco navios, sendo três embarcações de sete mil metros cúbicos e duas de 14 mil metros cúbicos de capacidade. Esses gaseiros serão do tipo pressurizado, destinados ao transporte de GLP e derivados.

Para este lote foram apresentadas quatro propostas. Entre elas a da Ecovix, que ofereceu US$ 270.036.389,22 pelo Lote A (embarcações do tipo PSV Multipropósito ou PSV Fluideiro), e US$ 414.687.004,66 para o Lote B (embarcações do tipo PSV HB). Segundo a assessoria, a Ecovix não está se manifestando sobre esse tema, mas garante que foram apresentadas propostas.

A concorrência segue agora para as próximas etapas por meio de sua comissão de licitação, que irá avaliar as propostas recebidas e dará continuidade ao processo até a homologação do resultado final. A empresa vencedora terá entre dois anos e três meses a três anos e nove meses para entregar as embarcações, a partir da assinatura do contrato.

Ampliação da frota nacional

A construção dessas embarcações faz parte de um movimento mais amplo de modernização da frota da Transpetro, que visa triplicar a capacidade de transporte de GLP e derivados, incluindo a possibilidade de carregar amônia. Os ganhos de eficiência são de até 20% no consumo, redução de 30% nas emissões de gases do efeito estufa e operação em portos eletrificados.

Retomada

O Estaleiro Rio Grande, encerrado em 2016, passou por um processo de recuperação, com reparos em embarcações e destinação sustentável de plataformas. Com isso, a Ecovix se preparou para novos contratos e consolidou sua participação em licitações da Petrobras e Transpetro, incluindo a construção de navios gaseiros e atividades na área offshore.

Após quase uma década sem operar na construção de embarcações, a empresa retoma suas atividades com a assinatura do contrato entre o consórcio formado pelo Grupo Ecovix e o Estaleiro Mac Laren e a Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pela logística de transporte de petróleo, derivados e biocombustíveis. O contrato prevê a construção de quatro navios da classe Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto, com cascos produzidos em Rio Grande e comissionamento no Rio de Janeiro, em um investimento de US$ 278 milhões.

A retomada do estaleiro deve gerar mais de mil empregos diretos na Zona Sul do Estado, com pico de produção estimado em 1,4 mil trabalhadores, além de movimentar a economia local e fortalecer o Polo Naval da cidade. Na ocasião da assinatura, o acionista da Ecovix, José Antunes Sobrinho, enfatizou a necessidade de proteção do conteúdo nacional para manter empregos e renda no setor naval, enquanto o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, apontou os navios contratados como fundamentais para a logística da Petrobras.

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