IBGE faz pesquisa sobre enchente em Rio Grande

dados

IBGE faz pesquisa sobre enchente em Rio Grande

Iniciativa inédita pretende entender impacto da tragédia na comunidade

Por

Atualizado quarta-feira,
24 de Setembro de 2025 às 15:27

IBGE faz pesquisa sobre enchente em Rio Grande
O objetivo é compreender como as pessoas foram afetadas durante e após um ano das enchentes (Foto: Divulgação)

Em iniciativa inédita, o IBGE deu início à Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul (PEERS). O trabalho pretende entender o impacto das enchentes que atingiram o Estado entre abril e maio do ano passado. A pesquisa abrangerá a área do entorno da Lagoa dos Patos, São Gonçalo, oceano (Barra), Lagoa Mirim e Saco da Mangueira, entre os dias 3 e 7 de novembro e depois de 1º a 19 de dezembro.

A proposta foi apresentada à prefeita Darlene Pereira (PT) pela chefe da agência do IBGE em Rio Grande, Maria do Carmo Trugillo e pelo técnico Alex Mano. Um aspecto muito importante da pesquisa é que será feita por telefone. Por isso, toda a campanha está sendo feita pedindo à população que salve nos celulares o número do IBGE – (21) 2142-0123.

Podem responder à PEERS pessoas selecionadas no cadastro da pesquisa e que estavam presentes no domicílio no período das enchentes. É preciso ter 14 anos ou mais. A população pode agendar dia e horário da entrevista, ou confirmar a identidade do agente de coleta, pelo telefone 0800.721.8181 ou em-mail [email protected]. O trabalho iniciou em Porto Alegre no último dia 15 e seguirá por sete regiões do Estado até 19 de dezembro.

O objetivo é compreender como as pessoas foram afetadas durante e após um ano das enchentes. Os dados coletados servirão para subsidiar o planejamento de políticas públicas estruturais e a criação de planos de prevenção e resposta rápida a futuros desastres climáticos no Brasil. A PEERS é resultado da participação do IBGE na força-tarefa criada pela Presidência da República para ajudar o Rio Grande do Sul após o desastre climático, o que incluiu a criação do Singed Lab, o laboratório de inovação do IBGE.

Acompanhe
nossas
redes sociais