A Portos RS informa que o processo licitatório do canal do Rio Grande foi finalizado e, com o contrato assinado, o serviço deve iniciar esta semana. O investimento é de R$ 437 milhões para remover 12,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos oriundos da enchente de 2024. A previsão para a obra era março deste ano, mas novas cheias atrasaram o processo.
Dentro dos 15 meses de contrato, a expectativa é de que o total de sedimentos retirados ultrapasse 15 milhões de metros cúbicos. Conforme a Secretária de Logística e Transportes, o canal de acesso a Rio Grande liga todos os terminais de uso privado, terminais arrendados e o porto público do município. Com isso, é responsável por receber toda a carga que chega ao Estado, concentrando o maior tráfego de embarcações.
Em Pelotas, o trabalho está concentrado desde o dia 12 na dragagem do canal São Gonçalo para a retirada de sedimentos da via fluvial, principalmente na foz do canal, trecho mais crítico, que soma quatro quilômetros da via onde desemboca a água que liga a Lagoa dos Patos à Lagoa Mirim. A meta é retirar 457 mil metros cúbicos de sedimentos. A previsão é que o serviço seja concluído até o final do ano.
As dragagens avançam também nos canais de Pedras Brancas e Leitão. Em outubro, está previsto o início das atividades nos canais Furadinho e Feitoria. Para o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a dragagem é uma ação estruturante essencial para garantir a segurança da navegação e a competitividade logística do Estado. “Os investimentos realizados têm papel decisivo para o avanço das hidrovias como alternativa sustentável e eficiente no transporte de cargas”, afirma.
Essas intervenções integram um conjunto de investimentos de R$ 731 milhões voltado à recuperação da navegabilidade em diferentes pontos do Estado. As ações foram priorizadas após as enchentes de 2024, que intensificaram o acúmulo de sedimentos nas hidrovias gaúchas.
A iniciativa integra o Plano Rio Grande, um programa de Estado que busca reconstruir o Rio Grande do Sul e preparar sua infraestrutura para o futuro. Os recursos são provenientes do Funrigs, fundo criado para enfrentar os impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes da catástrofe climática de 2024.
Confira o cronograma
Dragagens – Sete lotes:
- Lote 1 – Canal de Itapuã – concluído
- Lote 2 – Leitão, Pedras Brancas, Furadinho e Barra de São Gonçalo – em execução
- Lote 3 – Feitoria – contrato assinado e equipes se mobilizando para iniciar o serviço
- Lote 4 – Canal de Rio Grande – contrato assinado, serviço inicia esta semana
- Lotes 5 e 6 – 11 canais – licitação prevista para outubro
- Lote 7 – 4 canais – será iniciado após a licitação dos lotes 5 e 6