A partir da necessidade dos artistas de trabalharem e mostrarem a sua produção autoral na sua própria região, nasceu o coletivo TimBres Conexão Zona Sul. O primeiro encontro aberto do grupo fundador ocorre nesta terça-feira (23), na Casa do Tambor, onde os artistas vão fazer uma “roda de timbres”, diz o músico Kako Xavier, um dos organizadores do movimento. O evento começa às 19h e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo WhatsApp (53)99972-7471.
Os participantes do grupo residem e atuam na Zona Sul do Rio Grande do Sul. Oriundos de Pelotas, Arroio Grande, Rio Grande e Morro Redondo, os cantores, compositores e instrumentistas do TimBRes Conexão Zona Sul pretendem expor a estética, as origens e as influências destes lugares, através da música autoral e dessa forma fortalecer a cena musical e as próprias carreiras.
O grupo é formado pelos artistas Sabrina Waltzer, Sidney Bretanha, Guilherme Curi, Rita Mauch, Kako Xavier, Sulimar Rass, Cardo Peixoto, Daniela Rass e pelas produtoras Anelize Carriconde e Mari Neuwald. Hoje, na Casa do Tambor, também será revelada a identidade visual do vencedor do concurso realizado pelo coletivo para instituir uma identidade visual. Xavier explica que o edital foi criado pelo grupo foi lançado há um mês nas redes sociais dos integrantes.
No início de junho
A gestação do grupo começou no início de junho, após a realização, na Casa do Tambor, de uma das etapas do 1º Festival Sul Universal. O evento foi promovido pelo Movimento Sul Universal, que congrega músicos de Porto Alegre e região Metropolitana, mas que também tem vínculos com a Zona Sul do Estado, com a presença do próprio Kako Xavier.

Kako Xavier diz que a proposta é criar um circuito de shows (Foto: Deka Chagas)
A proposta de união em torno da promoção da música autoral motivou os artistas da região, que resolveram apresentar uma proposta semelhante. Xavier diz que os membros do coletivo estão engajados e projetam muitas ações.
Planos de expansão e colaboração
O coletivo planeja realizar projetos em cidades como Arroio Grande, Morro Redondo, Rio Grande e Jaguarão, utilizando espaços e artistas locais para fomentar a cultura na região. A liderança inicial é composta pelos artistas que se apresentarão no evento de hoje, mas a ideia é convidar artistas locais de cada cidade a se juntarem ao coletivo.
O grupo acredita que criar um circuito de shows em cidades próximas a Pelotas pode gerar uma agenda mais consistente do que tentar shows únicos e com logística complexa em grandes centros, por exemplo. O objetivo é transformar a Zona Sul em um território fértil de cultura local.
AGENDE-SE
- O quê: Roda de Timbres
- Quando: hoje, às 19h
- Onde: Casa do Tambor, na rua São Leopoldo, 243 – Laranjal
- Ingresso: R$10,00, pelo WhatsApp (53) 99972-7471.