Eternizada como a Primeira Capital Farroupilha, a cidade de Piratini se prepara para receber o governador Eduardo Leite (PSD) e outras autoridades do governo do Estado durante os tradicionais festejos farroupilhas, amanhã, Dia do Gaúcho, em alusão à Revolução Farroupilha. A cidade foi contemplada com o título de Capital Simbólica do Rio Grande do Sul, o que confere ainda mais destaque à programação deste ano.
Além dos desfiles na avenida principal, os festejos continuam no Centro de Eventos Erni Pereira Alves, com a expectativa de cerca de 60 mil visitantes. Segundo a secretária de Cultura, Ana Caroline Caetano, a movimentação deve ser maior que nas edições anteriores, com todos os hotéis da cidade já lotados.
O prefeito de Piratini, Márcio Porto (MDB), garante que a cidade está de portas abertas para receber todos os turistas e visitantes. “É um orgulho para mim, ser prefeito de Piratini, cidade hospitaleira e amiga, que preserva sua história e suas tradições”, afirma. Porto ainda acrescenta que o título de Capital Simbólica e a presença do governador impulsionam ainda mais a festa, atraindo turistas de toda a região.
Tradicionais desfiles
A programação oficial começa às 10h, com o desfile de entidades tradicionalistas. A abertura fica a cargo do 20 de Setembro CTG, seguida do Piquete da Chama, vinculado ao CTG, e da passagem do projeto de equoterapia EquoMais. Também participa o Instituto Estadual de Educação Ponche Verde, que completa 100 anos neste ano.

Expectativa é de grande público para acompanhar os cerca de mil cavalarianos (Foto: Julia Barcelos)
O desfile segue com os onze piquetes do município e possíveis entidades visitantes de outras cidades. Famoso pelo grande número de cavalos, o ato deste ano deve reunir entre 800 e mil cavalarianos.
O governador não participa do desfile, mas será representado pela secretária extraordinária de Relações Institucionais e ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), que desfila ao lado do prefeito.
Semana Farroupilha
Após os desfiles, a programação segue no Centro de Eventos Erni Pereira Alves, dentro da Semana Farroupilha, que começou no dia 13 e se estende até o dia 20. Durante os últimos dias, houve rondas, apresentações artísticas, shows de música tradicionalista, rodas de conversa e outras atividades culturais.
O local conta com expositores de diversos segmentos da cidade e uma praça de alimentação com opções variadas. Ao todo, mais de 35 grupos e artistas se apresentarão nos palcos Rio Grande e Capital.
No sábado, a ronda tradicionalista será conduzida pelo Grupo de Idosos Conviver e pelo PTG Os Bagualitos de Cristo. Os shows começam já às 13h30min, com apresentações do Grupo Portal, Marcelo Caminha, Ênio Medeiros, Peterson Costa, Expresso da Vaneira, Leonel Gomes e Grupo Manotaço. O encerramento oficial ocorre às 21h no Palco Rio Grande, mas a música se estende até a meia-noite.
Presença do governador
O governador Eduardo Leite deve chegar no início da tarde, quando será realizado um ato simbólico, representando a administração do Estado a partir de Piratini, no antigo Palácio do Governo. Em seguida, ele visitará o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição e, posteriormente, participará do Centro de Eventos, onde ocorrerão homenagens e as palavras finais.
Expectativas
Para Ana Caroline, a festa representa uma oportunidade de colocar a cidade em evidência e fortalecer o turismo regional. “A festa movimenta toda a cidade, incluindo restaurantes, comércio e lojas. Ver os restaurantes lotados é uma demonstração de como a economia circula nesse período. Piratini já foi sede do governo e agora retoma esse papel, sendo reconhecida pelas autoridades do Estado”, destaca.
A organização prevê movimentação ainda maior em razão do evento cair em um sábado, além da realização do Rodeio Farroupilha, que ocorre de sexta a domingo. A expectativa é de que a cidade receba visitantes de toda a região, consolidando Piratini como capital simbólica do Rio Grande do Sul e referência da cultura gaúcha.