11 escolas estaduais da região se candidatam para Ensino Médio Integral

primeira fase

11 escolas estaduais da região se candidatam para Ensino Médio Integral

Envio da ata de adesão vai até terça-feira e é etapa fundamental para consolidar a implementação do modelo a partir de 2026

Por

Atualizado sexta-feira,
19 de Setembro de 2025 às 09:44

11 escolas estaduais da região se candidatam para Ensino Médio Integral
Todas as escolas que avançarem para a implementação terão cursos técnicos integrados ao currículo, ofertados de acordo com a carga horária escolhida (Foto: Jô Folha)

As escolas da Rede Estadual selecionadas na primeira fase para implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) têm até a próxima terça-feira, para enviar a ata de adesão da comunidade escolar. Da região, são 11 instituições de oito cidades, sendo dez da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE) e uma da 18ª CRE. O documento deve ser encaminhado por meio do formulário eletrônico disponibilizado às direções das instituições consideradas aptas, que atenderam aos critérios técnicos definidos, como infraestrutura adequada, espaço físico para acolhimento dos estudantes e capacidade de oferta de cursos técnicos vinculados à carga horária escolhida, de 35 horas ou de 45 horas semanais.

Todas as escolas que avançarem para a implementação terão cursos técnicos integrados ao currículo, ofertados de acordo com a carga horária escolhida. Dentre os cursos que poderão ser ofertados pelas instituições aptas estão Administração, Planejamento e Controle da Produção, Agronegócio, Marketing, Meio Ambiente e Agroindústria.

Essa oferta garante que os estudantes, além da formação geral, possam desenvolver competências técnicas e profissionais alinhadas às vocações de cada região, ampliando as oportunidades de inserção no mundo do trabalho e de continuidade dos estudos.

Funcionamento do modelo

O EMTI amplia o tempo de permanência dos estudantes na escola, garantindo jornada mínima de 35 horas semanais e integrando disciplinas da formação geral com projetos de vida, eletivas, clubes de protagonismo e cursos técnicos. Dados de avaliações externas indicam que os alunos do tempo integral apresentam resultados superiores em Matemática e Língua Portuguesa, além de menor evasão e maiores chances de ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho.

Resultados

Após a análise das atas, a relação final das escolas que efetivamente implementarão o EMTI em 2026 será divulgada no dia 25 de setembro. A consolidação dessa etapa é essencial para garantir o planejamento da rede, a organização das equipes escolares e a oferta dos cursos técnicos previstos.

Inscritos da região

  • Santana da boa Vista – Escola Jacinto Inácio – 35 horas – Agronegócio
  • Pelotas – Escola Joaquim Duval – 45 horas – Eventos
  • Pelotas – Escola Santa Rita – 45 horas – Química
  • Pelotas – Instituto Assis Brasil – 35 horas – Desenvolvimento de sistemas
  • Pelotas – Escola Areal – 45 horas – Marketing
  • Piratini – Instituto Ponche Verde – 45 horas – Agronegócio
  • São Lourenço do Sul – Escola Cruzeiro do Sul – 45 horas – Química
  • Cerrito – Instituto José Bernabe de Souza – 35 horas – Administração
  • Amaral Ferrador – Escola José do Patrocínio – 45 horas – Agronegócio
  • Canguçu – Escola Técnica Canguçu – 45 horas – Agronegócio
  • Chuí – Escola Marechal Soares de Andréa – 45 horas – administração

Acompanhe
nossas
redes sociais