Em apenas oito meses, o trânsito de Pelotas registra 20 vidas perdidas em 19 acidentes fatais. O balanço parcial do Detran-RS mostra que 2025 mantém uma média trágica de quase uma morte a cada duas semanas, com picos em janeiro, abril e maio, quando quatro pessoas morreram em cada mês.
A maioria das ocorrências está espalhada entre vias municipais movimentadas, como as avenidas Domingos de Almeida, Fernando Osório e Ildefonso Simões Lopes, além de trechos da BR-116, que segue entre os pontos mais críticos. No início desta semana, por exemplo, um mesmo trecho da rodovia (km 525) registrou duas mortes de motociclistas, que ainda não entraram na contabilidade da autarquia.
Os números, sujeitos a atualização, reforçam a urgência de medidas de prevenção e conscientização. E é justamente neste contexto que Pelotas se prepara para abrir hoje a Semana Nacional de Trânsito, com uma série de ações educativas e o alerta da campanha: “Desacelere: Seu Bem Maior é a Vida”.
A programação da ação segue até o dia 25 e inclui blitzes educativas, uso de óculos simuladores de embriaguez, palestras em escolas e ações voltadas a ciclistas e motociclistas. Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Benhara Dias, o trabalho não se restringe à semana de mobilização: “É um esforço de formiguinha e constante”.
Blitzes Educativas e Outras Ações
Além das atividades com estudantes, a STT planeja blitz de conscientização para motociclistas e ciclistas, públicos especialmente vulneráveis. O agente de trânsito Juliano Recondo lembra que muitas mortes envolvem motos em condições precárias de circulação, como foi um dos últimos casos desta semana.
“[Tentamos, por meio das blitzes] tirar de repente de circulação aquele motorista não habilitado, aquelas motos que não estão em condições de circulação. […] Daqui a pouco, precisa fazer uma frenagem mais rápida e o veículo não está nas melhores condições”, diz o agente.
A programação também trabalha com quem utiliza a bicicleta, muito comum na cidade. Na próxima terça-feira (23), ciclistas que passam pela avenida Adolfo Fetter receberão capacetes e kits refletivos. A proposta é aumentar a visibilidade e a segurança de quem utiliza a bike como meio de transporte diário.
Programação Completa da Semana do Trânsito
- Quinta-feira (18)
10h – Abertura oficial no Largo do Mercado Central, com blitz educativa e testes com óculos simulador de embriaguez.
14h – Atividade educativa no Colégio São José (rua Félix da Cunha, 400).
- Sexta até domingo
13h – Ações educativas na Semana Farroupilha, na Associação Rural de Pelotas. - Segunda-feira (22)
14h – Atividade educativa na Escola Balanço Encantado (avenida Rio Grande do Sul, 881 – Laranjal). - Terça-feira (23)
6h30min – Blitz de conscientização para ciclistas, com entrega de capacetes e kits refletivos (avenida Adolfo Fetter com avenida Portugal).
14h – Atividade educativa na Escola Casa da Alegria (rua Evaristo da Veiga, 384 – Fragata).
16h – Atividade educativa na Escola Érico Veríssimo (Centro). - Quarta-feira (24)
14h – Atividade educativa na Escola Municipal de Educação Infantil Doce Mel (rua Leonardo Colares, 198). - Quinta-feira (25)
14h – Atividade educativa na Escola Municipal de Educação Infantil Doce Mel Gold (rua Gonçalves Chaves, 3.203). - Domingo (28)
9h30min – Encerramento com o projeto Ruas de Lazer, com atividades e serviços abertos à comunidade
RESUMO GERAL
- Acidentes fatais: 19
- Mortes: 20
- Média vítimas/acidentes: 1,05
ACIDENTES POR VIAS
- Vias Municipais: 14
- Avenida Domingos de Almeida: 2
- Avenida Adolfo Fetter: 1
- Rua Almirante Barroso: 1
- Rua Cristovão Colombo: 1
- Avenida Doutor Guilherme Minsen: 1
- Avenida Duque de Caxias: 1
- Rua Elgar Carlos Hauller: 1
- Avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes: 1
- Avenida Fernando Osório: 1
- Rua Santos Dumont: 1
- Praça Vinte de Setembro: 1
- Avenida Zeferino Costa: 1
- Vias Federais: 5
- BR-116: 4
- BR-392: 1