Jogadores xavantes lamentam empate na estreia

Repercussão

Jogadores xavantes lamentam empate na estreia

Emerson Cris também analisou o resultado e projeta “jogo mais jogado” na próxima rodada

Por

Atualizado quinta-feira,
18 de Setembro de 2025 às 13:12

Jogadores xavantes lamentam empate na estreia
Reação de Adriano Klein após quase abrir o marcador em chute no primeiro tempo (Foto: Gabriel Costa | GEB)

O empate em 0 a 0 contra o Gaúcho, na abertura da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, não foi o resultado esperado no Bento Freitas. Após o jogo, os jogadores do Brasil lamentaram o gol não ter saído, principalmente no primeiro tempo, quando o Xavante obrigou o goleiro Lucas Alves a trabalhar com maior frequência.

“Fizemos um bom jogo, infelizmente a bola não quis entrar. É trabalhar para enfrentar o Juventude. […] Aqui me sinto em casa. Feliz pela reestreia, triste pelo resultado, mas é isso, seguimos”, disse o atacante Adriano Klein. O camisa 11 foi eleito o craque da partida pela equipe da Rádio Pelotense 99.5 FM.

Outro estreante na noite, o atacante Silvano entrou na segunda etapa e, em dois cruzamentos pela esquerda, quase saiu o gol. Ele destacou a atuação da equipe diante do pouco tempo de preparação.

“Hoje deixamos de conquistar três pontos e ficamos apenas com um. Nos apresentamos dia 1º, tivemos 16 dias de preparação e não fizemos nenhum amistoso. Acho que a equipe se apresentou bem”, afirmou o atleta.

Quem também reestreou foi Márcio Jonatan, cuja última passagem havia sido em 2023. O atacante entrou no segundo tempo e mais uma vez foi festejado pela torcida na Baixada.

“Na estreia, a gurizada às vezes fica um pouco ansiosa. Somos um time que ataca bastante. A gente tem que ter tranquilidade para finalizar. Estamos no processo, no caminho certo. A reconstrução é difícil, e pedimos o apoio do torcedor para seguir nesse caminho e buscar novamente a vaga na Série D do Brasileirão”, analisou.

Perto de completar cem jogos com a camisa rubro-negra, Márcio Jonatan também falou sobre o retorno ao clube de coração. “Sou um torcedor xavante, vivi muitos momentos de felicidade e alguns de tensão por conta de lesões. Hoje, poder voltar e fazer parte dessa reconstrução, fico feliz. Quero trabalhar ao máximo para ajudar e render dentro de campo.”

Busca por reforços

Também falou após o empate o vice-presidente de futebol, Gonzalo Russomano. O dirigente do Brasil lamentou o resultado em casa e confirmou a busca por reforços.

“Sabíamos que seria difícil, truncado, com cera. Os atletas se portaram bem, principalmente fisicamente. […] Estamos com o orçamento bem reduzido, mas já conversamos com alguns nomes. Vamos ver se nesta semana conseguimos fechar alguma coisa.”

Russomano ainda projeta o retorno do centroavante Patrikão a partir do terceiro jogo do Rubro-Negro na competição.

Emerson Cris analisa empate

O técnico Emerson Cris disse ter preparado a equipe para o cenário encontrado, de um adversário recuado e com poucos espaços para os atacantes xavantes. Mesmo não satisfeito com o empate, preferiu valorizar o ponto conquistado na estreia.

“A gente sabia que essa era a proposta do Fabiano, e ele foi feliz. Temos a lamentar que o gol não tenha saído e precisamos melhorar, criar mais soluções e alternativas para ter sucesso nos próximos jogos. […] Mas temos que valorizar esse ponto também. Tenho certeza de que o Gaúcho vai roubar pontos de muita gente, e nós vamos buscar os pontos suficientes para classificar”, disse.

O comandante rubro-negro elogiou o preparo físico da equipe, que teve apenas duas semanas de trabalho, lamentou a ausência de Patrikão em um jogo em que a bola aérea poderia ter feito a diferença e projetou um confronto de características diferentes contra o sub-20 do Juventude, às 15h da próxima quarta-feira (24), em Flores da Cunha.

“Para um jogo como esse, o Patrikão era fundamental. Não conseguimos sustentar muito a bola na frente porque faltou um homem de referência, um pivô que segurasse e desse mais chegada ao ataque. […] Contra o Juventude vamos enfrentar um adversário com outra característica. Vai ter campo para Wesley, Klein, Góes. Vai ter mais espaço, um jogo mais jogado”, completou.

Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
1ª rodada

Quarta (17)
São Gabriel 0 x 2 Esportivo
Brasil 0 x 0 Gaúcho

Sábado (20)
15h30min | Aimoré x Pelotas

Folga: Internacional e Juventude

Acompanhe
nossas
redes sociais