Até domingo, Pelotas respira tradição gaúcha. Os Festejos Farroupilhas, promovidos pela prefeitura em parceria com a 26ª Região Tradicionalista e os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), movimentam a cidade com shows, desfiles e atividades que valorizam a cultura regional. A programação ocorre nas entidades tradicionalistas e na Associação Rural de Pelotas (ARP) na sexta-feira, sábado e domingo, com atrações abertas ao público.
Entre os destaques estão apresentações de nomes consagrados da música nativista, como Kininho Dornelles, Rui Carlos Ávila, Jari Terres, Robledo Martins e Alemão Preto, além dos grupos Quatro Campos e Campesinos do Sul. O acesso é gratuito e a comunidade é convidada a levar alimentos não perecíveis como gesto solidário.

Kininho Dornelles é uma das atrações, ao lado dos filhos Marina e Filipe (Foto: Divulgação)
Para o secretário de Turismo, Danilo Rodrigues, a proposta é tornar os festejos mais integrados e acessíveis, aproximando a população do tradicionalismo e da história. Ele lembra que o município tem forte relação com a Revolução Farroupilha, por causa da produção de charque e os embates com os impostos cobrados pelo império. Mesmo assim, em 1836, quando Piratini virou capital Farroupilha, o prédio onde hoje está a pasta, na esquina da Félix com Princesa Isabel, foi quartel-general imperialista.
Um dos momentos mais aguardados é o desfile do dia 20 de setembro, na avenida Bento Gonçalves, às 10h, quando cavaleiros, entidades tradicionalistas e escolas prometem levar milhares de pessoas ao trajeto, que terá estrutura especial montada.
Na Associação Rural, além da música, o público encontrará atividades culturais e de lazer para todas as idades, incluindo contação de histórias, espaço para crianças, feira de artesanato, mateada e iniciativas sociais, como a feira de adoção de animais e distribuição de mudas. Para o secretário, o engajamento das entidades mostra que a Semana Farroupilha em Pelotas está ganhando novo fôlego e tem potencial para crescer a cada edição.
No palco
Artistas também celebram a retomada dos grandes encontros com a comunidade. Kininho Dornelles, um dos nomes mais premiados do Estado, destaca a importância da abertura cultural. “É um momento em que toda a comunidade tem acesso à música gaúcha, e cabe ao poder público fomentar e apoiar iniciativas como essa. Em Pelotas, havia algum tempo que não se realizavam eventos abertos nesse formato, e a expectativa é enorme. Para mim, tem ainda a alegria de cantar ao lado dos meus filhos, Marina e Filipe, o que torna essa participação especial”.
PROGRAMAÇÃO
- Quarta-feira (17): 19h30min – Solenidade da Abertura e Sarau Farroupilha no CTG Carreteiros do Sul
- Quinta-feira (18): 19h – Ensaio aberto à comunidade – CTG Lanceiros de Santa Bárbara
19h – Celebração Religiosa – CTG Unidos da Querência - Sexta-feira (19): 14h às 18h – visitas das escolas no espaço gaúcho da Associação Rural de Pelotas
20h – Cerimônia de entrega da Comenda João Simões Lopes Neto – Espaço Gaúcho ARP
20h30min – Baile de 126 anos da União Gaúcha e posse dos titulados – Grupo Tagarrado - Sábado (20): 10h – Desfile Farroupilha na avenida Bento Gonçalves
Das 14h às 16h – Apresentações CTG Carreteiros do Sul – ARP
Das 16h às 18h – Apresentações CTG Os Farrapos – ARP
Das 18h às 19h30min – Show com Rui Carlos Ávila – ARP
Das 20h às 21h30min – Show com Jari Terres – ARP
Das 22h à 1h – Bailanta com Quatro Cantos – ARP - Domingo (21): • 12h – Almoço dos CTGs na Associação Rural de Pelotas
Das 11h Pas 12h – Apresentações CTG Negrinho do Pastoreio – ARP
Das 12h às 13h – Apresentações CTG Thomaz Luiz Osório – ARP
Das 14h às 15h – Apresentações CTG Lanceiros de Santa Bárbara – ARP
Das 15h às 16h – Apresentações União Gaúcha João Simões Lopes Neto – ARP
Das 16h às 17h30min – Show com Alemão Preto – ARP
Das 18h às 19h30min – Show com Kininho Dornelles – ARP
Das 20h às 21h30min – Show com Robledo Martins – ARP
A partir das 22h – Bailanta com Campesinos do Sul – ARP