Dois pesquisadores e uma startup da região Sul serão agraciados com o prêmio Pesquisador Gaúcho 2025, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Na área de Ciências Humanas e Sociais, será premiada a professora Raquel Recuero, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Já nas Ciências Agrárias, a distinção vai para o professor Wilson Wasielesky Jr., da Universidade Federal do Rio Grande.
Com o tema “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025 busca reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial e empresarial, e na área de Comunicação.
A categoria Pesquisador Destaque, em que os professores da UFPel e da Furg foram indicados, reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica em suas respectivas áreas do conhecimento, e a premiação terá agraciados em nove áreas distintas. Já na categoria Meio Empresarial, a TerraMares Soluções Ambientais, incubada na Furg, foi reconhecida como startup inovadora.
Pesquisa no combate à desinformação
Com a inclusão inédita da Comunicação como subárea no prêmio Fapergs, Raquel Recuero conquistou a distinção pioneira. Além de professora no curso de Jornalismo da UFPel, Raquel pesquisa os impactos da desinformação nas mídias sociais e como ela afeta diversas áreas, como saúde e segurança pública.
Conforme Raquel, por meio do MIDIARS, laboratório coordenado por ela, as pesquisas recentes têm se concentrado especialmente na desinformação sobre vacinação infantil em situações de crise climática.
“Temos a desinformação como outro sistema, onde conteúdos problemáticos muitas vezes são pagos para influenciar pessoas, polarizar opiniões, apelar para a emoção e o medo, e induzir ao erro para benefício de alguns”, explica.
Diante disso, Raquel destaca a necessidade de compreender esse fenômeno para criar estratégias de combate à desinformação. “Nosso trabalho vai nesse sentido: entender o que está acontecendo para poder desenvolver estratégias de resistência e combate, em benefício da sociedade.”
Reprodução sustentável de camarões
Com mais de 160 alunos orientandos na graduação e pós-graduação, o professor do curso de Oceanografia da Furg, Wilson Wasielesky Jr., dedica a premiação a todos que trabalham com ele na produção científica.
Além da docência, Wasielesky se destaca pela coordenação do projeto Camarão Marinho há mais de 20 anos. O grupo de pesquisa é focado na produção intensiva de camarões em viveiros com uso de bioflocos, tecnologia que aumenta a produtividade.
“É um sistema que busca uma produção mais sustentável, reduzindo os efluentes. É uma tecnologia moderna, com grande potencial futuro”, explica.
A criação de bioflocos por Wasielesky, junto a outros pesquisadores, tornou a Furg um centro de referência mundial nessa tecnologia para a carcinocultura (criação de camarões em cativeiro). Além disso, o método de adicionar partículas de bactérias e outros microrganismos como complemento alimentar tem sido adotado em várias partes do mundo.
Microalgas ganham destaque em soluções sustentáveis para a indústria
Premiada como startup inovadora, a TerraMares produz bioprodutos e sistemas inovadores com microalgas, abrindo caminho para uma nova geração de aplicações no mercado. Entre as possibilidades estão tecnologias para tratamento de efluentes, processos de descarbonização e uso da biomassa na transformação industrial.
Premiação Fapergs
Categorias de pesquisador destaque:
- Ciências Agrárias – Wilson Francisco Britto Wasielesky Jr. – Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
- Ciências Biológicas – Eduardo Eizirik (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
- Ciências da Computação e Informação – Cristiano Andre da Costa – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
- Engenharias – Tarcísio Abreu Saurim – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Física e Astronomia – Solange Binotto Fagan – Universidade Franciscana (UFN)
- Ciências Humanas e Sociais – Raquel da Cunha Recuero – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
- Ciências da Saúde – Maria Inês Schmidt (UFRGS)
- Matemática e Estatística – Fábio Mariano Bayer – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Química – Renato Zanella (UFSM)
Categorias que contemplam graduação, meio empresarial e setor público:
- Jovem Pesquisador – Wagner Scheeren Brum (UFRGS)
- Startup Inovadora – TerraMares Soluções Ambientais Ltda (Furg)
- Pesquisador na Empresa – Alexandre José Macedo (UFRGS/Regenera)
- Pesquisador no Setor Público – Mariana Lisboa Pessoa – Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG)
- Profissional de Comunicação Científica – Gabriel Milão Fuscaldo (Moove)