Brasil empata em 0 a 0 com o Gaúcho no Bento Freitas

Copa Professor Ruy Carlos Ostermann

Brasil empata em 0 a 0 com o Gaúcho no Bento Freitas

Xavante não consegue vencer na estreia na Copinha

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Setembro de 2025 às 23:18

Brasil empata em 0 a 0 com o Gaúcho no Bento Freitas
Rubro-Negro volta a campo fora de casa, contra o sub-20 do Juventude (Foto: Gabriel Costa - GEB)

Não passou de um empate a estreia do Brasil na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. O Xavante ficou no 0 a 0 com o Gaúcho de Passo Fundo, durante a noite desta quarta-feira (17), no Bento Freitas.

Mais cedo, o Esportivo superou o São Gabriel por 2 a 0, em Bagé, e largou com três pontos na Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A rodada termina no sábado, quando o Pelotas visita o Aimoré, às 15h30min, em São Leopoldo.

A equipe da Baixada, por sua vez, retorna a campo na próxima quarta-feira (24), a partir das 15h, diante do sub-20 do Juventude, em Flores da Cunha.

A entrevista coletiva do técnico Emerson Cris após a partida está disponível no YouTube, nos minutos finais da jornada esportiva da Rádio Pelotense 99,5 FM.

Cris repete esquema da Série D

A primeira escalação do Brasil na Copinha seguiu a linha da reta final da Série D. Apesar dos desfalques na defesa, o suspenso Jô e o lateral-esquerdo Otávio, Emerson Cris repetiu o 5-3-2. Lucas Serafini estreou na lateral-direita, com Yuri formando trio de zaga ao lado de Vitor Becker e Felipe Camargo. Kauê, meio-campista, atuou na ala esquerda.

Como era esperado, o Gaúcho posicionou suas linhas de marcação mais recuadas, à espera da proposição xavante. O camisa 5, Luiz Fernando, se juntava aos zagueiros Vinicius Brito e Iago. O Rubro-Negro, por sua vez, apostou em um ataque de mobilidade com Adriano Klein e outro estreante, Wesley Santos.

O Brasil demorou a se encontrar, mas dos 25 minutos em diante, passou a chegar com maior frequência ao terço final do campo. O primeiro chute foi antes, aos 18, de Klein, para fora. A partir dos 33, o time de Cris viveu seu melhor momento antes do intervalo. Após escanteio, Kauê obrigou defesa difícil do goleiro Lucas Alves em finalização cruzada.

O empate, claramente, satisfazia o Gaúcho. Lucas Alves, que também precisou trabalhar em conclusão de Murilo e, sem tanto problema mais tarde em nova tentativa de Klein, recebeu cartão amarelo do árbitro Elias Elyseu por demora na recomposição da bola em jogo. Atletas dos dois times reclamaram com a arbitragem quando chegou o intervalo.

Nada de gols

Nenhum dos treinadores mexeu para a etapa final. Nos minutos iniciais após o retorno dos vestiários, o Gaúcho ensaiou uma marcação mais alta. Quem arrematou primeiro, porém, foi o Xavante: Matheus Obina foi acionado na meia-lua, de frente para o gol, e seu chute acabou bloqueado. No rebote, Murilo mandou por cima do travessão.

Por um bom tempo, foi só. O Brasil não conseguiu dominar o adversário e Emerson Cris resolveu mexer aos 16 minutos. Saíram Thiago Góes e Wesley Santos, entraram Márcio Jonatan e Silvano. Do outro lado, Fabiano Daitx também fez alterações no time de Passo Fundo. O ritmo da partida diminuiu.

Cris já havia chamado Giovani Alvisi e Daniel quando, aos 25, Silvano avançou pela esquerda e cruzou fechado. A bola encobriu Lucas Alves e o zagueiro Iago tirou em cima da linha. Então, o treinador concretizou as substituições, sacando Kauê e Klein. O Xavante passou a jogar em linha de quatro defensores, com Felipe Camargo na lateral.

Pela esquerda, Silvano virou a válvula de escape. Aos 31 ele mandou na área e, depois de desvio para o meio, Daniel bateu forte. A bola tinha a direção do gol, porém houve bloqueio da defesa. Sem força e com o Gaúcho controlando as tentativas rubro-negras, o Brasil não conseguiu sequer uma pressão nos minutos finais e o jogo terminou sem gols.

Copa Professor Ruy Carlos Ostermann

1ª rodada

Quarta (17)

São Gabriel 0 x 2 Esportivo
Brasil 0 x 0 Gaúcho

Sábado (20)
15h30min | Aimoré x Pelotas

Folga: Internacional e Juventude

Ficha técnica

Brasil (0): Gabriel Oliveira; Lucas Serafini, Vitor Becker, Yuri, Felipe Camargo e Kauê (Giovani Alvisi, 26’ 2T); Matheus Obina, Murilo, Thiago Góes (Márcio Jonatan, 16’ 2T); Adriano Klein (Daniel, 26’ 2T) e Wesley Santos (Silvano, 16’ 2T). Técnico: Emerson Cris.

Gaúcho (0): Lucas Alves; Jean, Vinicius Brito, Iago e Dimitry; Luiz Fernando, Renan Metz (João Felipe, 21’ 2T) e Maicon Assis (Zanelatto, 17’ 2T); Jhow (Jardel, 36’ 2T), Willian Mococa (Samuel, 36’ 2T) e Lucas Serravalle. Técnico: Fabiano Daitx.

Cartões amarelos: Lucas Serafini (B); Lucas Alves, Iago e Zanelatto (G).

Árbitro: Elias Elyseu.

Local: Bento Freitas.

Acompanhe
nossas
redes sociais