Há 92 anos
A Bibliotheca Pública Pelotense guarda em seu Museu Histórico uma série de objetos que pertenceram ao líder da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves. As relíquias foram doadas para a entidade em 1º de maio de 1933, quase 100 anos após os acontecimentos que envolveram a revolta que durou dez anos, de 1835 a 1845.
Entre as peças estão o passaporte da República Rio-Grandense, proclamada em 11 de setembro de 1836, pelo rio-grandino Antônio de Souza Netto (1803-1866), general de brigada do Exército Liberal Republicano Farroupilha. Além deste documento, estão os sinetes, uma espécie de carimbo para documentos oficiais. Também estão o lenço, a arma e a tabaqueira, que pertenceram a Gonçalves, além de uma faixa bordada com elementos da maçonaria, que o presidente da República Rio-Grandense usava.

No acervo estão o lenço e a arma do líder farroupilha (Foto: Ana Cláudia Dias)
O Museu Histórico preserva ainda uma bandeira do movimento e uma lança do grupo de combatentes Lanceiros Negros. “Vem muitos visitantes aqui, muitos pesquisadores, principalmente pelo lenço, que há poucos. Também para pesquisa desse material que não é encontrado com facilidade e a Bibliotheca tem em exposição”, explica a museóloga da entidade Janaina Rangel.
O material costuma ser muito procurado, especialmente por grupos de escolas, nesta época em que o Rio Grande do Sul vivencia a Semana Farroupilha. Porém, com o recente fechamento da entidade para restauro no telhado do prédio histórico, as visitas vão ter que ficar para após a reabertura.
Bibliocantos
Mas se os jovens estudantes não podem, momentaneamente, ir à Bibliotheca Pública Pelotense, ela vai ao encontro deles. A entidade mantém um trabalho educativo itinerante nas quartas e quintas-feiras, que está acessível gratuitamente. Para receber a BPP na escola basta entrar em contato pelo whatsapp.
O Bibliocantos (projeto com ônibus literário) continua levando cultura, histórias e muita imaginação para as escolas. “Nós levamos um pouco dessa história do acervo para as escolas e também os documentários, que também abordam a culinária típica, as danças gaúchas. É um material curioso, de pesquisa, aproxima as crianças da história e incentiva eles a preservar, buscar mais informações”, fala Janaina. O agendamento pode ser feito pelo telefone (53) 3222-3856 ou pelo whatsapp (53) 99187-3249.
Para saber
Bento Gonçalves da Silva (Triunfo, 23 de setembro de 1788 – Pedras Brancas, 18 de julho de 1847) foi um militar e revolucionário brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha. Orquestrou, juntamente com outros gaúchos, a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. Ele foi o primeiro presidente da República Rio-Grandense e uma das figuras mais importantes da história do Estado.
Há 50 anos
CTGs União Gaúcha e Thomaz Osório recebem centelha da chama crioula

Revolução Farroupilha é lembrada (Foto: Reprodução)
Os eventos da Semana Farroupilha em Pelotas movimentaram o município. Em Pelotas, na noite de 17 de setembro de 1975, aconteceu o deslocamento da chama crioula para a sede campeira da União Gaúcha João Simões Lopes Neto, conduzida pelo comandante e oficiais do 4º Batalhão da Brigada Militar, com posterior acendimento do fogo de chão naquele CTG.
Entre os dias 17 e 19 foram realizadas as rondas crioulas, sob responsabilidade dos CTGs locais. A chama também foi deslocada para o CTG Coronel Thomaz Luíz Osório. Na manhã de 19 foi realizada a sessão solene da Loja Maçônica Antunes Ribas.
No dia 20, data que marca o início da Revolução Farroupilha, a programação contou com alvorada festiva junto ao Altar da Pátria, na praça Júlio de Castilhos, atual Dom Antônio Zattera. Às 10h aconteceu o desfile de entidades tradicionalistas, com a participação de alunos das escolas do município. No mesmo dia ainda ocorreu a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso literário alusivo à data.
Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 95 anos
Fábrica cria um chocolate em homenagem a Miss

Pelotense inspira o doce (Foto: Reprodução)
A conquista do título de Miss Universo pela pelotense Yolanda Pereira repercutia no país. A faixa foi entregue à jovem no Rio de Janeiro, no início do mês de setembro de 1930.
Para celebrar o sucesso da gaúcha, a fábrica Neugebauer, de Porto Alegre, criou os bombons Miss Brasil. O novo chocolate entrou na onda e rapidamente foi um sucesso.
Além desse doce, a fábrica lançou o Gaúcho, um chocolate ao leite. Em Pelotas, as delícias desta empresa eram comercializadas exclusivamente pelo comerciante Walter Mayer.
Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense