Bibliotheca Pública Pelotense guarda itens pessoais de Bento Gonçalves desde 1933

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Bibliotheca Pública Pelotense guarda itens pessoais de Bento Gonçalves desde 1933

Por

Há 92 anos

A Bibliotheca Pública Pelotense guarda em seu Museu Histórico uma série de objetos que pertenceram ao líder da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves. As relíquias foram doadas para a entidade em 1º de maio de 1933, quase 100 anos após os acontecimentos que envolveram a revolta que durou dez anos, de 1835 a 1845.

Entre as peças estão o passaporte da República Rio-Grandense, proclamada em 11 de setembro de 1836, pelo rio-grandino Antônio de Souza Netto (1803-1866), general de brigada do Exército Liberal Republicano Farroupilha. Além deste documento, estão os sinetes, uma espécie de carimbo para documentos oficiais. Também estão o lenço, a arma e a tabaqueira, que pertenceram a Gonçalves, além de uma faixa bordada com elementos da maçonaria, que o presidente da República Rio-Grandense usava.

No acervo estão o lenço e a arma do líder farroupilha (Foto: Ana Cláudia Dias)

O Museu Histórico preserva ainda uma bandeira do movimento e uma lança do grupo de combatentes Lanceiros Negros. “Vem muitos visitantes aqui, muitos pesquisadores, principalmente pelo lenço, que há poucos. Também para pesquisa desse material que não é encontrado com facilidade e a Bibliotheca tem em exposição”, explica a museóloga da entidade Janaina Rangel.

O material costuma ser muito procurado, especialmente por grupos de escolas, nesta época em que o Rio Grande do Sul vivencia a Semana Farroupilha. Porém, com o recente fechamento da entidade para restauro no telhado do prédio histórico, as visitas vão ter que ficar para após a reabertura.

Bibliocantos

Mas se os jovens estudantes não podem, momentaneamente, ir à Bibliotheca Pública Pelotense, ela vai ao encontro deles. A entidade mantém um trabalho educativo itinerante nas quartas e quintas-feiras, que está acessível gratuitamente. Para receber a BPP na escola basta entrar em contato pelo whatsapp.

O Bibliocantos (projeto com ônibus literário) continua levando cultura, histórias e muita imaginação para as escolas. “Nós levamos um pouco dessa história do acervo para as escolas e também os documentários, que também abordam a culinária típica, as danças gaúchas. É um material curioso, de pesquisa, aproxima as crianças da história e incentiva eles a preservar, buscar mais informações”, fala Janaina. O agendamento pode ser feito pelo telefone (53) 3222-3856 ou pelo whatsapp (53) 99187-3249.

Para saber

Bento Gonçalves da Silva (Triunfo, 23 de setembro de 1788 – Pedras Brancas, 18 de julho de 1847) foi um militar e revolucionário brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha. Orquestrou, juntamente com outros gaúchos, a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. Ele foi o primeiro presidente da República Rio-Grandense e uma das figuras mais importantes da história do Estado.

Há 50 anos

CTGs União Gaúcha e Thomaz Osório recebem centelha da chama crioula

Revolução Farroupilha é lembrada (Foto: Reprodução)

Os eventos da Semana Farroupilha em Pelotas movimentaram o município. Em Pelotas, na noite de 17 de setembro de 1975, aconteceu o deslocamento da chama crioula para a sede campeira da União Gaúcha João Simões Lopes Neto, conduzida pelo comandante e oficiais do 4º Batalhão da Brigada Militar, com posterior acendimento do fogo de chão naquele CTG.

Entre os dias 17 e 19 foram realizadas as rondas crioulas, sob responsabilidade dos CTGs locais. A chama também foi deslocada para o CTG Coronel Thomaz Luíz Osório. Na manhã de 19 foi realizada a sessão solene da Loja Maçônica Antunes Ribas.

No dia 20, data que marca o início da Revolução Farroupilha, a programação contou com alvorada festiva junto ao Altar da Pátria, na praça Júlio de Castilhos, atual Dom Antônio Zattera. Às 10h aconteceu o desfile de entidades tradicionalistas, com a participação de alunos das escolas do município. No mesmo dia ainda ocorreu a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso literário alusivo à data.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 95 anos

Fábrica cria um chocolate em homenagem a Miss

Pelotense inspira o doce (Foto: Reprodução)

A conquista do título de Miss Universo pela pelotense Yolanda Pereira repercutia no país. A faixa foi entregue à jovem no Rio de Janeiro, no início do mês de setembro de 1930.

Para celebrar o sucesso da gaúcha, a fábrica Neugebauer, de Porto Alegre, criou os bombons Miss Brasil. O novo chocolate entrou na onda e rapidamente foi um sucesso.

Além desse doce, a fábrica lançou o Gaúcho, um chocolate ao leite. Em Pelotas, as delícias desta empresa eram comercializadas exclusivamente pelo comerciante Walter Mayer.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais