A separação da conta de água e da taxa de lixo em Pelotas, que gerou debate e mudanças recentes, ganhou um novo capítulo. Em uma audiência de conciliação, o Sanep e o Poder Judiciário firmaram um acordo que oferece aos cidadãos a opção de continuar pagando os dois serviços em uma única fatura.
A decisão foi confirmada por Ellemar Wojahn, diretor presidente do Sanep, em entrevista à Rádio Pelotense. A medida busca conciliar a determinação judicial que proíbe a cobrança casada com a praticidade desejada por muitos consumidores. Conforme o acordo, a cobrança conjunta não será mais a regra geral, mas uma opção para os consumidores que manifestarem expressamente sua vontade de manter as contas unificadas.
O Sanep está trabalhando para implementar a logística necessária para que os clientes possam fazer essa escolha, garantindo que o processo seja reversível, caso o cidadão mude de ideia. Setembro foi o primeiro mês de cobrança separada das contas de água e lixo. A autarquia ainda não tem um resultado do reflexo dos pagamentos.
Ao mesmo tempo, o plano para a execução da possibilidade de pagamento conjunto ainda não tem um prazo para ser executado em função das questões burocráticas. Ainda assim, o acordo do Sanep com a Justiça representa uma solução inteligente e democrática para o impasse que marcou os últimos meses na cidade.